A primeira Operação Cerrado Vivo chegou ao fim nessa sexta-feira (19), graças à atuação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Polícia Civil e Polícia Militar. No município de Morro Cabeça no Tempo (a 724 km de Teresina), foram efetuadas várias autuações e aplicação de multas, além da prisão em flagrante de pelo menos cinco indivíduos envolvidos em desmatamento ilegal.
Durante uma semana, a equipe composta por quatro auditores fiscais ambientais da Diretoria de Segurança e Fiscalização da Semarh, quatro policiais militares, quatro agentes da Polícia Civil e dois delegados de Proteção ao Meio Ambiente investigaram denúncias de desmatamento ilegal no cerrado piauiense, inclusive em territórios indígenas.
"Foram dias de trabalho intenso para garantir a eficácia da operação. Neste mês, a Semarh recebeu diversas denúncias de desmatamento ilegal no extremo sul do Piauí, uma região onde esse tipo de crime ocorre com maior frequência, especialmente contra o bioma Cerrado. Por isso, tomamos as medidas necessárias de combate e punição", declarou Dênio Marinho, diretor de Fiscalização da Semarh.
No território dos Akroá Gamella, em Uruçuí, foram constatadas irregularidades após investigação e auditoria ambiental, resultando na instauração de um processo sancionatório administrativo. Também foi apurada uma denúncia de desmatamento ilegal no Povoado Gameleira, em Curimatá, onde ocorreram cinco prisões em flagrante, com a respectiva autuação no município.
Além disso, foram identificadas práticas ilegais de desmatamento em propriedades e empreendimentos rurais localizados no município de Alvorada do Gurguéia. Durante as investigações, foram apreendidos equipamentos utilizados nessas atividades ilegais de desmatamento. Para realizar todo esse trabalho, a equipe de fiscalização contou com o apoio de duas viaturas disponibilizadas pela Semarh e duas viaturas da Delegacia do Meio Ambiente.
Na próxima segunda-feira (22), a Semarh e a Secretaria de Segurança Pública (SPP) realizarão uma coletiva de imprensa para divulgar um balanço geral das prisões, apreensões e demais ações realizadas durante a primeira Operação Cerrado Vivo.
Mín. 23° Máx. 34°