Política Eleições 2026
Quatro deputados disputam vaga de senador na chapa de Rafael Fonteles
A outra vaga é dada como certa para Marcelo Castro que vai buscar a reeleição para o Senado em 2026.
27/09/2023 11h02
Por: Redação RI Fonte: Com informações do GP1

O governador Rafael Fonteles terá uma missão espinhosa para resolver na montagem de sua chapa em 2026, ano em que ele vai para reeleição. A mais de três anos do processo, os maiores líderes da base já sinalizam para a intenção de ocupar a vaga de senador, tendo em vista que, a outra vaga já estaria assegurada ao senador Marcelo Castro (MDB), que vai para a reeleição.

Se for colocar na ponta do lápis, de hoje, já é possível apontar três principais postulantes ao cargo de senador e dois deles são do Partido dos Trabalhadores: os deputados federais Flávio Nogueira e Francisco Costa.

Continua após a publicidade

Flavio, inclusive, confidenciou que o Senado estará em seus planos em 2026. Contudo, ponderou que existe muito tempo para dar o pontapé no debate.

PSD no jogo

Externo aos interesses dos líderes do PT, o presidente do Diretório Regional do PSD, deputado federal Júlio César também confirmou que vai buscar entendimento junto ao governador para conquistar o direito de ocupar a vaga de senador na chapa majoritária governista.

Em conversa recente com nossa reportagem, Júlio já deu o tom do debate em 2026 ao declarar que está no sétimo mandato na Câmara Federal e que já teve muita paciência ao esperar o momento de ter carta branca para ocupar espaço majoritário na chapa.

Também lembrado

De maneira mais discreta, porém, não menos relevante, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva, também teve o nome ventilado para o cargo majoritário em debate. Na oportunidade, ao ser questionado sobre o assunto ele não descartou. “Algumas pessoas do PT estão fazendo essa defesa”, disse à época.