Polícia Operação Cherut
PF prende duas pessoas suspeitas de extorquir gerente de banco de Teresina
Os alvos são suspeitos de extorquir um gerente de uma agência da Caixa Econômica Federal, em Teresina.
11/09/2024 09h08 Atualizada há 2 anos
Por: Redação RI Fonte: Cidade Verde
Foto: Divulgação / PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (11) a Operação Cherut com cumprimento de cinco mandados, sendo dois de busca e apreensão e dois de prisão temporária na cidade de São Paulo, e um de busca e apreensão em Teresina. Os alvos são suspeitos de extorquir um gerente de uma agência da Caixa Econômica Federal, em Teresina.

A investigação criminal teve início há seis dias, quando a denúncia foi feita à Polícia Federal por meio da inteligência da Caixa, que identificou um elevado número de fraudes relacionadas a empréstimos bancários.

Continua após a publicidade

Os criminosos cooptavam pessoas interpostas, os laranjas, que criavam empresas de fachada e, sob ameaça do chefe do grupo criminoso, o gerente liberava empréstimos para essas empresas.

Até o momento, foram identificadas 35 pessoas jurídicas criadas nessas condições e um prejuízo superior a R$ 3 milhões no Giro CAIXA, modalidade de linha de crédito destinada a empresas de todos os portes que desejam aumentar seu capital de giro.

Na segunda-feira (9) uma mulher foi presa em flagrante em Teresina ao tentar obter empréstimo em uma agência da Caixa para uma empresa real, mas utilizando dados financeiros e contábeis fraudados. 

Os investigados podem ser responsabilizados, além do crime de extorsão, por falsificação de documentos, estelionato, e outros que venham a ser identificados no decorrer da investigação policial.