Geral Obra
Nova ponte do Poti Velho terá sentido único e fará binário com a Mariano Gayoso
A SDU concluiu o projeto da ponte, que terá sentido Santa Maria-Poti Velho, enquanto a já existente irá operar no sentido Poti Velho-Santa Maria
14/05/2026 18h24 Atualizada há 3 meses
Por: Redação RI Fonte: Portal O Dia
Divulgação/SDU Norte

A segunda ponte do bairro Poti Velho, via aguardada há anos e que promete desafogar o trânsito da zona Norte de Teresina, ganhou um novo capítulo após a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Norte concluir o projeto da obra. Com três faixas de rolamento, a nova ponte deverá operar em sentido único e fará um binário com a Ponte Mariano Gayoso Castelo Branco.

Principal ligação entre a região da Grande Santa Maria e o Centro de Teresina, a Ponte Mariano Gayoso Castelo Branco registra intenso fluxo de veículos diariamente. A única alternativa de acesso, a ponte Leonel Brizola, fica mais distante e acaba sendo pouco utilizada pelos moradores da região.

Continua após a publicidade

Com isso, congestionamentos se formam diariamente tanto na Avenida Poty Velho quanto na Alameda João Isidoro França, principalmente nos horários de pico. Segundo a SDU Norte, mais de 12 mil veículos e cerca de 9 mil ciclistas circulam diariamente pelo trecho, números que reforçam a importância e a urgência da construção da segunda ponte.

De acordo com o projeto elaborado pela equipe de obras e serviços da SDU Norte, a ponte sobre o rio Poti terá 252 metros de extensão e 12,60 metros de largura, com três faixas de rolamento para veículos, cada uma com 3,25 metros, além de passeio de dois metros destinado a ciclistas e pedestres.

A SDU Norte informou que uma nova avenida será construída do lado da Santa Maria, enquanto que no Poti Velho, a ligação da ponte será feita pela Alameda Domingos Afonso Mafrense.

Do ponto de vista da mobilidade urbana, a nova ponte funcionará em sistema binário com a Ponte Mariano Gayoso Castelo Branco. A estrutura já existente deverá operar no sentido Poti Velho–Santa Maria, enquanto a nova ponte terá fluxo no sentido Santa Maria–Poti Velho.

O superintendente da SDU Norte, Alan Brandão, afirmou que a obra é uma necessidade urgente para a região. “Somos constantemente procurados pelos moradores que reforçam a necessidade dessa obra, um sonho antigo da comunidade. Quando a população pede tanto por uma intervenção como essa, é porque ela representa uma necessidade real e urgente”, destacou.

Ele ressaltou ainda que o próximo passo será buscar recursos para viabilizar a execução da obra. “Já concluímos a elaboração do projeto e o apresentamos à Semplan e ao prefeito, para que possamos buscar recursos junto ao Governo Federal, senadores e deputados federais e transformar esse sonho em realidade”, disse o superintendente.