24°

Alguma nebulosidade

Teresina - PI

Esportes 'Decisão'

Grêmio revive Batalha dos Aflitos depois 16 anos hoje contra o Bahia

Jogo icônico do título da Série B ocorreu também em um 26 de novembro. Nesta sexta-feira, Tricolor tem nova partida decisiva na luta contra o rebaixamento

26/11/2021 às 08h56
Por: Redação Fonte: Globo Esporte
Compartilhe:
Galatto pega o pênalti que entrou para a história do Grêmio — Foto: Ricardo Duarte, Agência RBS
Galatto pega o pênalti que entrou para a história do Grêmio — Foto: Ricardo Duarte, Agência RBS

Dia 26 de novembro sempre será uma data relevante na história do Grêmio. Nesta sexta-feira, a Batalha dos Aflitos completa 16 anos. Aquele duelo em que o Tricolor superou o Náutico com sete jogadores e garantiu o retorno à Série A pode servir de combustível – e superstição – para a luta direta com o Bahia, a partir das 19h, na Fonte Nova, na briga para não cair de novo no Brasileirão.

A epopeia de 2005 no Recife é tida como divisor de águas na história recente do Grêmio. Se Galatto não defende o pênalti de Ademar, a volta à elite estaria comprometida — com sete contra 10, ainda viria o gol de Anderson como desforra.

Haveria toda uma repercussão em cascata sobre receitas e problemas financeiros para a temporada seguinte. O jogo desta sexta é tratado da mesma forma, decisivo e fundamental para o Grêmio continuar a empreitada de ficar na Série A, embora uma vitória não signifique saída da zona de rebaixamento.

Herói contra o Náutico, Galatto brinca com as semelhanças entre os dois jogos. O goleiro foi eternizado na Calçada da Fama da Arena em 2021.

"Estou encarando como decisão, como uma batalha mesmo. Estou confiante para que não seja tão sofrido quanto a Batalha (dos Aflitos), mas que (o Grêmio) consiga fazer ponto". — Galatto 

— Não pode ficar mais sem pontuar a partir de agora. Fiz uma dezena de simulações, o Grêmio tem que vir com ponto. Tem que prevalecer. O Grêmio é campeão do mundo, tem que respeitar o Bahia, mas se impor e saber explorar os pontos fracos - destacou o ex-goleiro.

Marcado na história do Grêmio com aquele título da Série B, Galatto também vê a possibilidade de o atual grupo ser lembrado no futuro. Não pela campanha ruim no Brasileirão, mas pela reação e uma possível fuga do rebaixamento.

"Não digo que vai ser uma nova Batalha, ninguém quer isso, com quatro expulsões e dois pênaltis. Mas, como ex-atleta, sei como vai ser o clima. Tem que estar preparado para tudo". — Galatto

 

— Pode ser que no futuro esses jogadores conversem que, em 2021, no Grêmio, ganharam os últimos cinco jogos e escaparam. Pode ser marcante. O que não pode ser marcante é a queda. Mas tenho confiança que vão conseguir a permanência — destacou Galatto.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI Atualizado às 02h28 - Fonte: ClimaTempo
24°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 34°

Qui 32°C 23°C
Sex 30°C 22°C
Sáb 32°C 22°C
Dom 34°C 22°C
Seg 33°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes