25°

Alguma nebulosidade

Teresina - PI

Geral Piauí

Justiça decreta ilegal greve dos professores da rede pública de ensino

Escolas públicas do estado estão paradas desde fevereiro, com os docentes reprovando o reajuste de 14,17% e pedem reajuste linear de 33%

14/04/2022 às 09h05
Por: Redação Fonte: Oito Meia
Compartilhe:
Justiça decreta ilegal greve dos professores da rede pública de ensino

O Tribunal de Justiça do Piauí declarou ilegal a greve dos professores da rede pública estadual de ensino e determinou ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte-PI) que os professores suspendam a paralisação com efeito imediato, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da decisão.

Em nota, o Governo do Estado ressaltou que continua empenhado, dentro das suas possibilidades financeiras, em valorizar cada vez mais o trabalho dos servidores estaduais, especialmente na área da educação, garantindo o cumprimento do piso nacional do Magistério, reajustando o salário da categoria em 14, 58% e mantendo a paridade de professores ativos e inativos.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) afirmou que,  após dois anos de pandemia, é essencial retornar presencialmente para a sala de aula e que está reorganizando o calendário escolar para que os 200 dias letivos sejam cumpridos e os estudantes não tenham prejuízo e espera que os professores cumpram a decisão da justiça o mais breve possível para que essa retomada seja efetivada em definitivo.

 

Resistência

 

A presidente do Sinte Paulina Almeida divulgou um vídeo onde diz que a categoria não foi notificada da decisão e por isso convoca a todos a manterem as manifestações: “Quando recebermos a notificação iremos convocar a categoria. Fiquemos nesta semana santa firmes e fortes na resistência. Feliz Páscoa a todos”, afirmou Paulina Almeida. Os professores da rede pública estadual de educação estão em greve desde fevereiro, quando paralisaram 100% das suas atividades. A categoria contesta os 14,17% de aumento salarial já aprovado pelo Executivo estadual e reivindica um reajuste linear de 33% para servidores ativos e inativos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI Atualizado às 00h41 - Fonte: ClimaTempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 33°

Dom 32°C 22°C
Seg 33°C 21°C
Ter 34°C 22°C
Qua 35°C 23°C
Qui 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes