Geral Alerta
Teresina é uma das cidades com aquecimento mais acelerado, diz estudo
O alerta é do Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana de Teresina (Cesu) e será discutido durante o ClimaTHE 23
18/03/2023 08h55
Por: Redação RI Fonte: Cidade Verde

Com aumento médio de 1º C em quatro décadas, Teresina desponta como uma das cidades com aquecimento mais acelerado no mundo. O alerta é do Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana de Teresina (Cesu) e será discutido durante o ClimaTHE 23, evento que representa um marco na Capital para a gestão das mudanças climáticas de forma intersetorial e integrada. A situação é considerada preocupante e pode levar ainda a expansão de áreas propícias para a proliferação de arboviroses como chikungunya, dengue e zika.

"É um tempo muito curto pra gente registrar um aumento nessa escala. Temos registro de temperaturas que superam 43ºC e sensação térmica que se aproxima, em alguns período do ano, a  50ºC [...] Teresina já sofre com os efeitos das mudanças, vem aquecendo muito mais rapidamente do que a maioria das cidades do globo. O teresinense precisa compreender, se apropriar desses dados e precisa, de fato, ajudar o município como um todo a construir soluções de mitigação e adaptação a esses problemas", destaca Leonardo Madeira, coordenador da  Agenda Teresina 2030, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento de Teresina. 

Continua após a publicidade

Ele ressalta que as mudanças climáticas não devem ser tratadas apenas pelo viés da metereologia, mas transversalmente em áreas como saúde, economia, infraestrutura, entre outras. Leonardo cita, por exemplo, o efeito do clima no aumento de doenças. 

"As mudanças do clima refletem em um desequilíbrio ecossistêmico. Um dos principais indicadores é a proliferação de arboviroses devido ao aquecimento, inclusive em outros países que não registravam esse problema, registram agora em determinados períodos do ano devido ao aquecimento. O que vamos apresentar no evento é que aquela mancha endêmica em cima de alguns bairros deve ser ampliada para outras regiões com o passar dos anos. As arboviroses- chikungunya, dengue e zika- podem tornar toda a nossa cidade endêmica. São mosquitos que se desenvolvem em altas temperaturas, elevada umidade, depósito de água e má gestão de resíduos", explica Madeira. 

Uma das soluções pensadas para retardar o avanço da temperatura é a arborização, o que inclui a construção de novos parques na cidade.

 

ClimaTHE 23

 

Durante o evento, a partir da próxima segunda-feira (20), serão apresentados os dados do inventário de gases de efeito estufa da capital e um estudo de vulnerabilidade de Teresina mostrando a situação de hoje e uma projeção para o futuro. Além disso, o prefeito Dr. Pessoa assinará um decreto de inovação voltado para a regulamentação de ambientes de inovação, o que propiciará o desenvolvimento de soluções por empresas locais e externas para o enfrentamento de problemas urbanos.