Durante os próximos meses, especialmente em julho, chega a estação mais favorável aos ventos, o que cria um cenário perfeito para soltar pipas. Durante esse período, crianças e adolescentes aproveitam as condições ideais para se divertirem com essa atividade.
Entretanto, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) faz um alerta sobre os cuidados necessários ao praticar essa atividade, visando prevenir acidentes e garantir uma diversão segura.
De acordo com Werton Costa, assessor técnico da Sedec, é importante estar atento às áreas urbanizadas. "Durante esse período, que vai de maio até a primeira quinzena de julho, as chuvas diminuem e os ventos favoráveis começam a soprar, tornando-o propício para soltar pipas. No entanto, devemos lembrar que estamos em um ambiente urbano, onde existem estruturas elétricas. É aí que mora o perigo, pois as pipas podem ficar presas nos fios e causar curtos-circuitos", explica o climatologista.
Werton também ressalta a importância de preparar as pipas corretamente e ter uma prática consciente. "Infelizmente, ainda existe o costume de usar cerol, um material cortante, o que coloca muitas pessoas em risco. É fundamental destacar que esse material não deve ser utilizado. Além disso, parques, praças, campos de futebol e outras áreas abertas são ideais para essa atividade, longe de áreas com fluxo de pessoas", enfatiza Costa.
A Defesa Civil recomenda o seguinte:
Mín. 23° Máx. 34°