Os dois irmãos presos na maior operação enfrentamento ao tráfico de drogas, dos últimos cinco anos, planejavam um sequestro e já tinham um cativeiro pronto. As informações foram repassadas pelo coordenador do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), delegado Samuel Silveira. Sem citar o nome da vítima, o delegado conta que o plano foi abortado devido à ação policial. Os irmãos são Valdeci Lima, mais conhecido como Brizola, e o, o empresário Valmir Lima, chamado de Rei do Tênis.
"Havia um planejamento de uma extorsão mediante sequestro, sendo citado, inclusive pelo Brizola, que o indivíduo que devia, caso não pagasse, o cativeiro dele já estava preparado e só sairia quando houve o pagamento do dinheiro", disse o delegado.
A operação foi realizada nesta sexta-feira (21). De acordo com o Denarc, os irmãos eram as duas principais lideranças das facções criminosas com atuação no Piauí, PCC e Bonde do 40.
Brizola é apontado como líder maior de uma das organizações criminosas e tinha "fama" dentro do crime.
"Brizola, tradicionalmente é conhecido como o líder maior e na gíria da facção seria o Resumo, ou seja, estaria acima do Geral. Ele era o responsável pela cobrança e sua fama dentro do crime facilitava o recebimento do recurso. Essa cobrança exercida pelo Brizola era alimentada por outro indivíduo [Rubens], com quem foi apreendido uma BMW e uma Ranger, e o irmão do Brizola, o Rei do Tênis", explica Silveira.
A operação resultou no cumprimento de 34 mandados de prisão. Foram 25 prisões, apreensão de armas, drogas e mais de R$ 60 mil que estavam em posse de Brizola e serão provenientes de crimes de extorsão.
Mín. 20° Máx. 41°