Trabalhadores da empresa que presta serviços de limpeza pública e coleta de resíduos em Teresina paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (4). A categoria se reúne na garagem da empresa e nos pontos de apoio, e a paralisação deve durar até as 9h da manhã.
De acordo com Jonatas Miranda, presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação no Piauí, a empresa Aurora Recicle, contratada emergencialmente para prestar os serviços na capital, estaria em atraso com o pagamento de adicionais de insalubridade, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e horas extras.
Ainda segundo o presidente do sindicato, cerca de 1.600 trabalhadores estão nessa situação, e até o momento, a empresa não apresentou nenhuma resposta às reivindicações dos funcionários.
Suspensão da licitação
Em março deste ano, o Tribunal de Contas do Piauí determinou que a Prefeitura de Teresina suspendesse a licitação para contratação de empresa responsável pela coleta e transporte de lixo na capital. A licitação previa um investimento de R$ 1,9 bilhão no serviço, mas a nova publicação apresentou uma redução de quase R$ 300 milhões.
No dia 14 de outubro, a Prefeitura suspendeu, pela terceira vez, a licitação para contratação da empresa que assumirá a coleta de lixo domiciliar em Teresina.
Atualmente, o serviço de coleta de lixo na capital é realizado de forma emergencial pela empresa Aurora Recicle, que substituiu a Litucera, cujo contrato foi suspenso pela Justiça.
Mín. 23° Máx. 38°