Em evento realizado em Teresina, a advocacia piauiense marcou presença no lançamento oficial da Chapa 10 – "OAB da Esperança", na noite de quarta-feira (6). A chapa é encabeçada pelos candidatos Raimundo Júnior e Raylena Alencar, que concorrem aos cargos de presidente e vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí (OAB/PI). O encontro reuniu mais de dois mil advogados.
Reconhecido por sua grande liderança junto à advocacia, Raimundo Júnior quer resgatar o protagonismo da OAB no cenário estadual. Ele promete uma gestão participativa voltada para a inovação e o reconhecimento dos advogados, com foco em ações que envolvem a valorização dos honorários advocatícios, a defesa das prerrogativas, o enfrentamento da morosidade do Judiciário, o apoio à jovem advocacia e a educação continuada, com a expansão de cursos e pós-graduações gratuitas voltadas à prática na advocacia.
"O lançamento da nossa chapa é um passo importante para voltarmos a ter uma advocacia forte, inclusiva e moderna. O nosso grande objetivo é instaurar um novo tempo de esperança na OAB/PI. E hoje eu tenho a noção de que só faltam pouco mais de 20 dias para a mudança acontecer", lembrou.
Segundo o candidato da Chapa 10, a campanha tem mobilizado eventos cheios, com encontros em Teresina e no interior, todos com expressiva adesão dos advogados que desejam uma Ordem mais representativa.
"Essas ações demonstram o apoio crescente que temos conquistado e a confiança depositada em nossa proposta de renovação e fortalecimento da Ordem. Nossa chapa foi pensada devido ao momento em que vivemos. A OAB é uma instituição fortíssima e representativa, é a guardiã dos direitos dos nossos cidadãos. Mas estamos em um momento ruim da OAB-PI, de descontentamento, e este é o momento de termos coragem de mudar", disse Raimundo Júnior.
A candidata a vice-presidente, Raylena Alencar, falou da emoção em participar dessa nova missão integrando a chapa. Ela ainda afirmou que tem disposição, coragem e determinação para construir, ao lado do presidente Raimundo Júnior, a melhor gestão da história da OAB do Piauí e do Brasil.
"Represento o empoderamento feminino, eu luto todos os dias pela democracia. O meu maior compromisso é com a advocacia. O que eu quero é a possibilidade de que cada advogado e advogada possa ter o direito de escolher quem o represente. Estou aqui com o Raimundo Júnior para fazer a melhor gestão que a OAB já viu, inclusiva, participativa, que acolhe e abraça. E a hora chegou de mudarmos nossa Ordem e fazermos história", afirmou Raylena.
Em alusão ao número da chapa, os candidatos apresentaram 10 compromissos de campanha. Dentre eles, está a criação de um serviço de telemedicina gratuito, com o objetivo de facilitar o acesso a consultas médicas para advogados e advogadas de todo o estado. Além da mensagem à Advocacia Piauiense, com as propostas e compromissos, frutos de uma escuta ativa da classe realizada durante a caminhada do time. O material já está disponível para consulta nas redes sociais da chapa OAB da Esperança.
"O eixo do nosso projeto apresenta três pilares: renovação, mudança e esperança. Precisamos de uma Ordem diferente, que tenha mais vigor no enfrentamento das causas da advocacia, que realize o melhor que pode fazer pela advocacia. Este é o momento de mudar, de esperançar", apontou Raimundo Júnior.
Outra proposta que atende diretamente um anseio da categoria, que paga uma das anuidades mais caras do Brasil, é o congelamento da anuidade de 2025, com a oferta de parcelamento para toda a advocacia; a prorrogação do vencimento das anuidades para o mês de abril; a primeira anuidade gratuita e meia anuidade nos quatro anos seguintes para a Jovem Advocacia.
"Nosso pedido é para vocês acreditarem em nosso projeto, confiarem no futuro e terem a certeza de que vamos fazer acontecer no estado do Piauí. Vamos fazer a coisa mais simples, que é advogar para a advocacia. Para termos novamente uma OAB forte, unida, transformadora e que realmente seja representativa na advocacia do estado do Piauí", finalizou o candidato.
Mín. 23° Máx. 38°