A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), por meio da Diretoria de Transportes Público, informou que a frota de ônibus determinada pela ordem de serviço que deverá circular nesta sexta-feira (15), feriado do Dia da Proclamação da República, será de 70% da frota total dos dias úteis. O número representa cerca de 150 ônibus circulando na capital.
O número é a mesma quantidade de veículos que operam em dias de sábado. A decisão foi tomada por conta da abertura do comércio e das demais atividades econômicas na Capital, onde foi autorizado um acréscimo em relação aos dias de feriado, onde normalmente circulam apenas 30%. Ao todo, Teresina conta com cerca de 240 ônibus.
Confira a nota do STRANS:
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), por meio da Diretoria de Transportes Público, informa que a frota de ônibus determinada pela ordem de serviço que deverá circular nesta sexta-feira, 15 de novembro, feriado nacional, será de 70% da frota total dos dias úteis, cerca de 150 ônibus, a mesma quantidade de veículos que operam em dias de sábado, por conta da abertura do comércio e demais atividades econômicas na Capital foi autorizado um acréscimo em relação aos dias de feriado que normalmente circulam apenas 30%.
Sobre o Dia da Proclamação da República
No dia 15 de novembro, o Brasil celebra a Proclamação da República. Essa data marca a transição do sistema monárquico para a república em 1889, em um movimento liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que depôs o imperador Dom Pedro II e deu início ao regime republicano no Brasil.
A Proclamação da República foi o ponto culminante de um movimento político e social contra a monarquia. Esse movimento se fortaleceu ao longo das décadas de 1870 e 1880, com a formação de partidos republicanos e a crescente insatisfação de militares e civis com o regime monárquico. O Marechal Deodoro da Fonseca liderou o golpe militar que resultou na deposição de Dom Pedro II e na instauração do novo regime republicano.
O dia 15 de novembro é oficialmente considerado feriado nacional em todo o território brasileiro. Isso significa que empresas e órgãos públicos devem suspender suas atividades, conforme estabelecido pela legislação trabalhista, em reconhecimento à relevância histórica da Proclamação da República para o país.
Mín. 23° Máx. 38°