Os trabalhadores que fazem a coleta de lixo domiciliar em Teresina resolveram suspender a greve que seria iniciada nesta sexta-feira (22). Eles cobravam o pagamento de horas extras, a inserção da insalubridade no salário dos trabalhadores e o pagamento retroativo de três meses de insalubridade, referentes aos meses de agosto, setembro e outubro deste ano.
A empresa Aurora Ambiental assumiu o contrato temporário para coleta de lixo domiciliar na capital em agosto deste ano após o Tribunal de Justiça do Piauí mandar suspender o contrato entre a Prefeitura de Teresina e a empresa Litucera.
Segundo presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Setor de Asseio, Conservação e Limpeza (SEEACEP), Johnatan Miranda, a empresa negociou com os trabalhadores os pagamentos que estavam pendentes.
"Eles pagaram 100% das horas extras atrasadas e pagaram, também, um mês de insalubridade. Sobre os pagamentos retroativo da insalubridade entramos em acordo para parcelar", disse.
O sindicato revela ainda, que a coleta está operando com um número reduzido de trabalhadores. Até agosto a coleta empregava cerca de 2600 trabalhadores, hoje, apenas 1800 trabalhadores fazem a coleta em toda a Capital.
Licitação já foi suspensa três vezes
Desde o ano passado, a coleta de lixo domiciliar tem sido foco de denúncias. A licitação para a contratação da empresa que vai assumir o trabalho pelos próximos dez anos já foi suspensa três vezes.
Em março deste ano, o Tribunal de Contas do Piauí (TCE) determinou que a Prefeitura de Teresina suspendesse a licitação para contratação de empresa responsável pela coleta e transporte de lixo na capital.
A licitação previa um investimento de R$ 1,9 bilhão no serviço, mas a nova publicação apresentou uma redução de quase R$ 300 milhões.
No dia 14 de outubro, a Prefeitura suspendeu, pela terceira vez, a licitação para contratação da empresa que assumirá a coleta de lixo domiciliar em Teresina.
James Guerra volta para Semdhu
James Guerra (AVANTE) reassumiu o comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) nesta quinta-feira (21), a pouco mais de um mês para o término do mandato do prefeito Dr. Pessoa (PRD). Ele foi eleito vereador de Teresina no último pleito e vai assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Teresina no próximo ano.
James Guerra deixou a Semduh em meados de abril de 2024, por conta da legislação eleitoral que determinava a descompatibilização do cargo para poder se candidatar a vereador nas eleições municipais disputadas no último mês de outubro. Durante o seu afastamento, a direção do órgão ficou a cargo de sua irmã, Tatiana Guerra.
Mín. 23° Máx. 38°