A queda de uma ponte na divisa entre os estados do Maranhão e Tocantins, ocorrida no domingo (22) levantou uma série de questionamentos sobre como andam as estruturas das pontes existentes no Piauí. Uma das que precisam de reforma com mais urgência é a Ponte Juscelino Kubitschek, que liga o centro de Teresina às zonas leste e sudeste da capital. A ponte JK - de acordo com a avaliação do DNIT - precisa de reforma "urgente".
Inaugurada em 1957, a ponte Juscelino Kubitschek é uma das mais movimentadas da capital. Pelas estimativas do DNIT, passam pelo local cerca de 50 mil carros por dia. Por conta disso, uma empresa cearense já foi contratada e deverá ser a responsável pela execução dos serviços, revelou o superintendente do DNIT, Ribamar Bastos.
“Já foi contratada uma empresa do Ceará, chamada ‘Edro Engenharia’, para fazer a reabilitação da ponte JK, aqui em Teresina, sobre o Rio Poti, inaugurada em 1957. É a obra mais urgente e mais robusta. A dificuldade que a gente tem com esse tipo de obra é que a gente precisa interditar (a via) e o usuário, geralmente, ele abomina esse tipo de obra. Nossa maior dificuldade é o trato com o usuário”, disse Ribamar Bastos.
Para esta obra de reabilitação, o DNIT prevê recursos da ordem de R$ 5 milhões de reais. Porém, ainda não há uma previsão de início das obras.
Ponte JK recebeu novo recapeamento
Recentemente, a ponte recebeu novo recapeamento asfáltico, para melhorar o fluxo de veículos. Durante todo o mês de outubro, foram realizadas as obras de raspagem no trecho entre a rotatória do São Cristóvão até a Ponte Juscelino Kubitschek. A via teve de ser interditada parcialmente por várias vezes, com a outra faixa livre para os veículos, o que causou transtornos aos condutores que passam pelo local.
Por isso, o DNIT transferiu parte dos trabalhos para o turno da noite e/ou fins de semana. Ao todo, o asfalto que compreendeu o trecho desde a Ladeira do Uruguai até a Ponte Juscelino Kubitschek abrange cerca de 5km. Contando com todas as pistas, somam-se pelo menos 15 km de pavimentação. A obra de recapeamento asfáltico visou melhorar a qualidade da via, uma das mais movimentadas da cidade, e também de melhorar o fluxo de veículos na região, que dá acesso à BR-343, que liga a capital ao litoral.
Mín. 21° Máx. 30°