Kaíque Glauber Lúcio de Farias, que morreu no acidente com um ônibus na cidade de Corrente, estava dormindo dentro do bagageiro no momento em que o veículo tombou, segundo o relato do motorista sobrevivente, com quem Kaíque revesava o volante durante a viagem, à Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O relato consta no laudo pericial preliminar da instituição sobre o caso. O documento também aponta que o veículo viajava sem manutenção. O acidente aconteceu na BR-135, na terça-feira (7), deixando sete pessoas mortas e 19 feridas.
A Baleia Turismo informou que irá se pronunciar sobre as informações na manhã de sexta-feira (10).
A situação (transportar passageiros no compartimento de carga) configura infração de trânsito gravíssima, com multa de R$ 293,47, remoção do veículo e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
O ônibus transportava 44 pessoas: 42 passageiros e dois motoristas. Haviam, portanto, dois passageiros além de limite máximo do veículo.
Os policiais analisam ainda um HD que armazena imagens das câmeras do interior do ônibus, que podem ajudar a definir as causas do acidente.
Veículo sem revisão
Ainda segundo a PRF, o veículo viajava sem manutenção. O ônibus havia chegado de São Paulo para Tauá, no Ceará, ainda no dia 6, véspera do acidente, ficou na cidade cearense por quatro horas e voltou para a estrada às 10h40 do dia 6, com destino à São Paulo.
Na manhã do dia 7, entre São Gonçalo do Gurguéia e Corrente, no Sul do Piauí, aconteceu o acidente. Para a PRF, o tempo que ficou na cidade sugere que o veículo não passou por uma revisão antes de voltar a operar.
A PRF ainda aguarda a conclusão das perícias relacionadas ao defeito mecânico que causou o acidente: o rompimento da barra da direção do ônibus. Os policiais querem saber se a peça estava danificada antes do acidente, ou se se rompeu em consequência do capotamento.
Ainda segundo a PRF, o ônibus passou por um acidente em 2020. A perícia deve observar ainda se o defeito na barra de direção foi uma consequência desse outro acidente. A documentação do ônibus e a habilitação dos motoristas estavam regulares.
As vítimas
Segundo a Polícia Civil, os falecidos são todos naturais do Ceará. Os nomes deles são:
Kaique Glauber Lucio de Farias (motorista)
Antônio Jackes Pereira de Vasconcelos
Emanuel da Cruz Silva Belizardo
Miguel Oliveira de Freitas
Graceli Barroso Rufino de Freitas
Alexandre Barros Teófilo
Antônia Maria de Castro
Ao todo, 19 passageiros, com idades entre sete e 62 anos, ficaram feridos e foram encaminhados aos hospitais regionais de Corrente, Bom Jesus e Floriano. Oito deles receberam alta e 11 permanecem internados. Dos internados, sete pacientes passaram por cirurgia e quatro estão em observação.
Sobre o acidente, a empresa Baleia Turismo publicou nas suas redes sociais uma nota, lamentando o ocorrido, e informou que enviou uma equipe ao local para auxiliar nas investigações.
"Neste momento de dor, prestamos nossas sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas, desejando conforto e força para enfrentar esta difícil perda", disse o comunicado.
Mín. 21° Máx. 30°