A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, em sessão realizada nessa quarta-feira (26), um conjunto de mensagens encaminhadas pelo Governo do Estado e outros poderes estaduais. A medida se deu como um esforço do Poder Legislativo em dar agilidade à aprovação de matérias do Executivo e outros órgãos, no qual afetam diretamente seus servidores e demais envolvidos na administração pública estadual. A sessão plenária desta quarta (26) contou com quórum de 20 deputados, a maioria presencialmente.
No conjunto de matérias estava a proposição do reajuste salarial dos servidores do Poder Judiciário do Piauí, que teve a majoração salarial de 5,36% aprovada pelo Parlamento. A matéria de reajuste salarial inclui ainda gratificações e funções de confiança, além da reorganização de cargos de comissão dentro da estrutura do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).
Entre outros pontos que também foram aprovados na sessão estavam ainda o reajuste de 5,35% para os servidores da Defensoria Pública, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). No que diz respeito a Defensoria Pública também foi aprovado a criação de auxílios transporte e saúde para seus servidores.
Com as aprovações dessa quarta-feira (26), as matérias seguem agora para o governador do Piauí, Rafael Fonteles, que poderá proceder para a sanção dos textos e conceder o reajuste salarial dos servidores. A expectativa é que na próxima semana as comissões internas da Casa analisem outras matérias relacionadas a outros servidores, principalmente do Executivo estadual.
Mín. 23° Máx. 31°