
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emitiu um ofício nessa segunda-feira (4) informando que vai fiscalizar a Equatorial Piauí para apurar as causas do apagão em Teresina, que ocorreu entre os dias 31 de dezembro de 2020 e 3 de janeiro de 2021. A empresa comunicou que o problema foi ocasionado pela queda de 280 árvores sobre a rede elétrica durante uma forte chuva registrada na noite de réveillon.
Conforme o documento, a Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Energia da Aneel irá investigar o apagão para verificar:

Além disso, o órgão solicitou informações gerais da Equatorial Piauí, além de outras específicas sobre o apagão, que devem ser encaminhadas até a próxima segunda-feira (11). São algumas delas:
Manutenções previstas para as instalações para o ano corrente.
A Equatorial Piauí informou que foi contatada pela Aneel, mas não foi comunicada oficialmente sobre esclarecimentos ou informações acerca de procedimentos de fiscalização.
Bairros ficaram mais de 66h sem luz
Uma forte chuva na noite do dia 31 de dezembro, com ventos fortes e intensos raios, ocasionou a queda do fornecimento de energia elétrica em bairros de Teresina. Por 66h, moradores da capital ficaram no escuro e acumularam prejuízos. Houve protestos por conta da demora do restabelecimento da energia.
A Equatorial Piauí informou, às 13h50 do domingo (3), que 100% dos bairros de Teresina, que ficaram sem luz devido ao temporal, tiveram o fornecimento restabelecido.
O diretor de Operações Técnicas e Comercias da Equatorial Piauí, Cosme Cezário, fez um apelo aos teresinenses para que façam a poda das árvores regularmente.
"Em situações de ventania e chuvas, essas árvores expõem riscos à população e moradores daquela casa. Aquelas que caíram sobre a rede elétrica quebraram postes e romperam os fios, foi uma verdadeira reconstrução de rede", explicou.
Mín. 24° Máx. 37°