Esportes Vexame?

Palmeiras joga hoje rodada para oficializar 'desistência' do Paulistão

Na terceira colocação do Grupo C, com 12 pontos, o Verdão precisa vencer e torcer por tropeços do Novorizontino para se classificar para as quartas-de-final do Campeonato Paulista.

02/05/2021 09h47
Por: Redação Fonte: Uol
Abel Ferreira tem novo desafio contra o Santo André - Imagem: Cesar Greco/ Ag. Palmeiras
Abel Ferreira tem novo desafio contra o Santo André - Imagem: Cesar Greco/ Ag. Palmeiras

O Palmeiras entra em campo hoje (2), às 20h (de Brasília), contra o Santo André, no estádio do Canindé, para definir o seu futuro no restante da temporada. Na terceira colocação do Grupo C, com 12 pontos, o Verdão precisa vencer e torcer por tropeços do Novorizontino para se classificar para as quartas-de-final do Campeonato Paulista.

O time comandado pelo português Abel Ferreira vem deixando a competição em segundo plano; um mau resultado pode oficializar a "desistência" do estadual. Confira o que o alviverde precisa fazer para avançar à próxima fase e como fica o cenário do clube caso seja eliminado da competição.

 

Os cálculos

 

Com a diferença de seis pontos para o Novorizontino (18), segundo colocado da chave, o Palmeiras (12) precisa vencer Santo André (fora), Santos (casa) e Ponte Preta (fora) e torcer por tropeços do vice-líder. O Red Bull Bragantino está na ponta do grupo com 22 pontos e não pode mais ser alcançado pelo alviverde.

O Novorizontino ainda possui três compromissos pela frente: Guarani, hoje (2), fora de casa, Botafogo-SP (casa) e Corinthians (fora).

Caso haja empate na chave, o critério de desempate é o número de vitórias, seguido pelo saldo de gols. O Verdão tem apenas três gols de saldo, contra sete do Novorizontino.

 

Jogadores revelados

 

Como o técnico Abel Ferreira já admitiu, o Campeonato Paulista tem servido de laboratório para observar jogadores que foram formados no clube. No atual elenco, 13 jogadores são oriundos das categorias de base, e muitos deles ainda integram a equipe sub-20. São os casos do lateral-direito Gustavo Garcia, do lateral-esquerdo Vanderlan, dos meias Fabinho e Pedro Bicalho e dos atacantes Marcelinho, Newton e Pedro Acacio.

"Eu tive uma conversa séria com a direção sobre esse campeonato e acho que é a primeira vez que estou assumindo que é uma competição única e exclusivamente para dar oportunidades aos mais novos. Mas, como eu disse, sempre que joga, joga o Palmeiras. Se jogar o Papagaio ou Newton, eu vou cobrar o mesmo de quando joga Rony e Luiz. Portanto, nosso objetivo é entrar todos os jogos para ganhar. Queríamos ganhar, infelizmente não conseguimos. Estamos pagando uma fatura cara nesta competição pelo desgaste e energia que tira de todos nós", falou o treinador.

Outro nome muito elogiado por Abel é do atacante Giovani. Ele, que integrava o time sub-17, foi chamado para subir para o profissional no início deste ano e se tornou o mais jovem inscrito pelo clube na Libertadores. Fez a sua partida de estreia no clássico com o Corinthians, em março.

Somente neste ano, foram 22 atletas revelados na Academia de Futebol acionados pelo treinador português. Dos nomes chamados, apenas não estrearam o goleiro Mateus, o zagueiro Michel e os meio-campistas Ramon e Vitinho.

 

Um fôlego no calendário

 

Se não avançar no Paulistão, o Palmeiras terá um maior fôlego para a preparação para as três últimas partidas da primeira fase da Copa Libertadores: contra Independiente del Valle-EQU, no Equador (dia 11 de maio), Defensa y Justicia-ARG (dia 18) e Universitario-PER (dia 27), ambos no Allianz Parque. O time está invicto na competição internacional com 100% de aproveitamento.

 

FICHA TÉCNICA

 

SANTO ANDRÉ x PALMEIRAS

 

Competição: Campeonato Paulista

Data: 02/04/2021

Horário: 20h (de Brasília)

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)

Árbitro: Thiago Luis Scarascati

Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Leonardo Tadeu Pedro

VAR: Vinicius Furlan

 

Santo André: Fernando Henrique; Marcos Martins, Rodrigo, Willian Goiano e Bruno Santos; Vitinho, Wesley Fraga (PH), Tiago Marques, Gegê, Minho e Ramon. Técnico: Márcio Fernandes.

Palmeiras: Vinicius Silvestre; Gustavo Garcia, Alan Empereur, Henri, Viña (Victor Luis), Fabinho, Zé Rafael, Pedro Bicalho (Gabriel Silva), Esteves (Newton), Rafael Papagaio e Giovani. Técnico: Abel Ferreira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.