Geral Incentivo ao esporte

Pista de Atletismo da Uespi é inaugurada nesta segunda-feira

A entrega da pista, em construção desde 2012, foi a quinta do país a receber certificação nível 2 da Associação Internacional de Federações de Atletismo.

12/07/2021 11h14
Por: Redação Fonte: Com informações do GP1
Pista de Atletismo da Uespi é inaugurada nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (12), aconteceu a inauguração da Pista de Atletismo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. A entrega da pista, em construção desde 2012, foi a quinta do país a receber certificação nível 2 da Associação Internacional de Federações de Atletismo.

Isso classifica a pista para competições como corridas rasas, arremesso de peso, lançamento de discos, martelo e dardo, maratona, provas de revezamento e corrida. Para sediar competições maiores, como Olímpiadas, Pan-Americanos e Campeonatos Mundiais, é necessário a certificação nível 1.

O governador Wellington Dias (PT) esteve presente na inauguração e destacou a importância do momento para a prática esportiva piauiense. A iniciativa pode colocar o estado em um novo momento.

“A gente teve essa iniciativa da deputada Iracema Portella. Ela apresentou essa proposta a partir de uma reivindicação do Piauí, através da nossa Universidade Estadual e ela ficou pronta um pouco lá atrás, mas em razão da pandemia a gente esperou esse momento. O objetivo é que a gente tenha aqui na Uespi, o que a gente chama de cabeça de rede do atletismo. O momento em que a gente pode sediar eventos nacionais e internacionais, garantir as condições de preparo para os atletas, acompanhado pelo curso de Educação Física, Nutrição e outros, ela serve de laboratório para os estudantes, para os professores”, disse o governador

Há também a perspectiva de que a iniciativa seja descentralizada e possa chegar as cinco macrorregiões do Piauí. “Estamos trabalhando também para descentralizar, ter nas cinco macrorregiões do estado condições de ter eventos de maior porte, ter com isso uma integração com as federações esportivas e colocar o Piauí nessa oportunidade. A partir daí abrimos oportunidade para o esporte profissional", continuou Wellington Dias.

Construída com recursos do Ministério do Esporte no valor de R$ 8,5 milhões, destinados através de emenda parlamentar da deputada federal Iracema Portella (PP) e mediados através da Caixa Econômica Federal chega em momento de retomada da prática esportiva no Piauí.

“Realização de um sonho. Essa pista será fundamental não só para os estudantes e professores de Educação Física aqui da Uespi, mas para todos os atletas piauienses que aqui terão um local de padrão internacional onde poderão treinar e realizar competições”, destaca a deputada Iracema Portella que, em 2012, articulou a construção do espaço com o então ministro do Esporte no governo Dilma Roussef (PT), Aldo Rebelo.

Para a Administração Superior da Universidade, esse é um momento de realização para o conjunto da comunidade acadêmica da Uespi. Hoje, a Universidade Estadual do Piauí atende cerca de 20 mil alunos em todo o estado.

“Isso aqui é uma pista de padrão internacional que vai poder recepcionar competições internacionais e nacionais, e representa assim, um sonho da comunidade acadêmica. Acreditamos que todos estão satisfeitos. Agora, a pista está aqui também para atender demandas de pesquisa e extensão”, ressaltou Evandro Alberto, reitor da Uespi.

A inauguração acontece no dia da viagem do piauiense João Henrique Falcão e seu treinador, Antônio Nilson para São Luís, no Maranhão, enquanto representante do CT Maranhão. Falcão foi convocado para a seleção brasileira e disputa do revezamento misto 4x400m, nas Olímpiadas de Tóquio. Ele se integra à seleção no dia 16 de julho, em São Paulo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.