30°

Alguma nebulosidade

Teresina - PI

Polícia Caso Janes Castro

Suspeito de agenciar assassinos para matar empresário no Piauí é preso em PE

Segundo a investigação da Polícia Civil do Piauí, Evando seria líder de uma organização criminosa que agenciava crimes de homicídio por encomenda. Um homem suspeito de ser o mandante do crime continua foragido.

06/09/2021 às 10h06
Por: Redação Fonte: G1 Piauí
Compartilhe:
Empresário Janes Cavalcante Castro foi morto em setembro de 2020, em Parnaíba — Foto: Reprodução/Redes sociais
Empresário Janes Cavalcante Castro foi morto em setembro de 2020, em Parnaíba — Foto: Reprodução/Redes sociais

A Polícia Militar de Pernambuco prendeu Evando Tenório Britto, suspeito de liderar um grupo criminoso que agenciava assassinatos. Ele é suspeito de participar da morte do empresário Janes Cavalcante Castro, ocorrido em setembro de 2020 em Parnaíba, no litoral do Piauí.

A prisão aconteceu na zona rural da cidade de Alagoinha, no Pernambuco, na madrugada de domingo (5). Evando deve ser recambiado para o Piauí em breve.

Segundo o delegado Rodrigo Luna, a prisão de Evando é considerado “peça chave” na investigação do assassinato do empresário. Ele teria sido o responsável pela organização, logística e contratação dos pistoleiros.

Evando Tenório e José Hiago foram presos no Pernambuco; Mario Roberto segue foragido, segundo a Polícia Civil do Piauí — Foto: Reprodução/Polícia Civil

 

Com a prisão de Evando, resta um suspeito de participar do crime em liberdade: Mário Roberto Bezerra, apontado pela investigação da Polícia Civil do Piauí como mandante do crime. Ele teria pago R$ 200 mil para que Janes fosse assassinado.

 

"Agência" de assassinos

 

Segundo a investigação da Polícia Civil do Piauí, Evando seria líder de uma organização criminosa que agenciava crimes de homicídio por encomenda. No caso da morte de Janes Castro, ele teria sido o responsável pela organização, logística e contratação dos pistoleiros.

Em junho, a Polícia Civil prendeu José Hiago Ferreira da Silva na cidade de Arcoverde, no Pernambuco. Ele foi apontado como o piloto da motocicleta usada no homicídio. Edson Veríssimo, suspeito de ser a pessoa que atirou no empresário, foi preso ainda durante a 1ª fase da Operação Sicário.

 

Operação Sicário

O empresário Janes Cavalcante Castro foi assassinado no dia 18 de setembro de 2020, logo depois de sair da casa onde morava, em Parnaíba. O empresário dirigia seu carro quando dois homens em uma moto o perseguiram e atiraram várias vezes contra ele.

Em abril de 2021, a Polícia Civil do Piauí deflagrou a 1° fase da Operação Sicário, para prender os suspeitos de envolvimento na execução do empresário. Os policiais fizeram buscas em endereços em Parnaíba e Luís Correia, no Piauí, nas cidades de Pedra, Arcoverde, Venturosa e Olinda, em Pernambuco, e em Arapiraca, em Alagoas.

No dia 18 de junho, a polícia deflagrou a segunda fase da operação. Os policiais fizeram buscas em três endereços ligados ao suposto mandante do crime. Em um deles foi encontrado um comprovante de depósito no nome de José Robervan Araújo, homem apontado como sendo o contato entre o mandante e os assassinos, além de ter participado ativamente da morte de Janes.

Segundo o delegado Rodrigo Luna, responsável pela investigação, o assassinato de Janes foi um crime encomendado porque ele teria dívidas com os envolvidos no crime. A investigação descobriu ainda que o valor de R$ 200 mil foi pago por Mario Roberto Bezerra para Evandro Tenório, como pagamento pela execução do empresário.

Mario Roberto Bezerra, teria contratado José Robervan Araújo, que foi preso na operação. Ele seria o responsável por arquitetar a execução do empresário.

As investigações apontam que Robervan monitorou a vítima por cerca de uma semana e contratou os dois homens que executaram o crime: Edson Carlos Veríssimo, suspeito de ser o atirador, e José Hiago Ferreira da Silva, que teria pilotado a motocicleta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI Atualizado às 23h27 - Fonte: ClimaTempo
30°
Alguma nebulosidade

Mín. 22° Máx. 37°

Dom 38°C 22°C
Seg 39°C 23°C
Ter 38°C 23°C
Qua 39°C 22°C
Qui 40°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes