34°

Poucas nuvens

Teresina - PI

Geral "Inveja branca"

Barroso usa termo racista em entrevista a jornalistas negras e se desculpa

Ao cumprimentar a apresentadora Aline Midlej e a comentarista Flávia Oliveira, ele falou sentir "inveja branca" delas, que estavam no Rio de Janeiro. Ele se corrigiu logo depois e pediu desculpas.

05/10/2021 às 09h07
Por: Redação Fonte: Uol
Compartilhe:
O ministro Luis Roberto Barroso em entrevista às jornalistas Aline Midlej e Flávia Oliveira, da Globo News
O ministro Luis Roberto Barroso em entrevista às jornalistas Aline Midlej e Flávia Oliveira, da Globo News

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luis Roberto Barroso, usou um termo racista hoje ao dar entrevista ao canal Globo News. Ao cumprimentar a apresentadora Aline Midlej e a comentarista Flávia Oliveira, ele falou sentir "inveja branca" delas, que estavam no Rio de Janeiro. Ele se corrigiu logo depois e pediu desculpas.

"Inveja branca de vocês que estão aí no Rio... Aliás, essa frase já é politicamente incorreta, antigamente se dizia isso", declarou. Quando ele disse a expressão, as jornalistas riram desconfortavelmente.

Após Barroso se corrigir, Midlej respondeu que estava tudo certo. "Ministro, eu ia falar isso. Olhei para a Flávia meio assim, de canto de olho. Um ministro tão elegante, tão carinhoso. A gente está em constante aprendizado, está tudo certo", disse.

Barroso pediu desculpas. "Perdão, perdão, imediatamente. A gente, na vida, deve saber pedir desculpas. Então, vou começar de novo. Boa noite, Aline, boa noite, Flávia, que bom que vocês estão aí no Rio. Estamos ralando aqui em Brasília".

O termo "inveja branca", ainda comum no vocabulário de muitas pessoas, é considerado racista por associar a ideia de algo positivo com o branco. Ou seja, se a inveja é algo ruim, ao ser branca, ela é suavizada.

Ao mesmo tempo, a expressão acaba reforçando a associação do preto com comportamentos ou atitudes negativas — o que reforça estereótipos racistas em um país historicamente repressivo contra a população negra.

No mês passado, a apresentadora Ana Maria Braga usou a mesma expressão durante o "Mais Você". No programa do dia seguinte, ela se desculpou e disse que aquilo não se repetiria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Marreta Popular
Marreta Popular
Sobre Notícias, artigos e denúncias que refletem os anseios do povo.
Teresina - PI Atualizado às 17h16 - Fonte: ClimaTempo
34°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 36°

Qua 35°C 23°C
Qui 37°C 23°C
Sex 35°C 23°C
Sáb 38°C 23°C
Dom 37°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes