
O Santos precisa se reinventar, fazer tudo diferente do que fez neste sábado para evitar o primeiro rebaixamento de sua história.
Apesar da pressão da Vila Belmiro, os mais de 6 mil torcedores nas arquibancadas e a necessidade de vencer, o Santos perdeu por 2 a 0 para o América-MG e pode entrar na zona de rebaixamento ainda nesta rodada do Campeonato Brasileiro. Grêmio, Bahia e Sport podem passar o Peixe.
Se quiser evitar a queda para a Série B do Brasileirão, portanto, o Santos precisa se reinventar tática e psicologicamente.
Na derrota por 2 a 0 para o América-MG, o Santos ruiu ao sofrer o primeiro gol, no fim do primeiro tempo, e o segundo, no início do segundo. Os jogadores pareciam correr desordenadamente, sem um objetivo tático, sem organização e sem inteligência para jogar.
Desde o apito inicial, aliás, o Santos parecia pressionado, e seus jogadores pareciam estar com as pernas pesadas. A situação, é claro, é complicada. Com Fábio Carille, o Peixe tem nove jogos, quatro derrotas, quatro empates e uma vitória. Só três gols marcados. E como sair desse buraco?
Fábio Carille já utilizou formações diversas (3-4-3, 3-5-2 e 4-3-3). Neste sábado, contra o América-MG, optou pela última, que não deu certo. Mesmo quando ainda tinha fôlego para atacar e não perdia, o Santos apresentou problemas graves.
Diante da pressão no campo ofensivo do América-MG, o Santos não conseguia sair jogando. Por diversas vezes, João Paulo pegava a bola, olhava para a frente e não tinha nenhuma opção para tocar. Precisava recorrer ao chutão.
Nos minutos iniciais do jogo, inclusive, o América-MG chegou a emendar dois escanteios e a pressionar o Santos, que não conseguia nem contra-atacar. Essa foi a tônica de quase todo o jogo na Vila Belmiro.
Para voltar a vencer, portanto, o Santos precisará fazer muito mais do que fez neste sábado. E já na quarta-feira, de novo na Vila Belmiro, o Peixe entra em campo. Desta vez, para enfrentar o Fluminense, às 19h (de Brasília).