31°

Poucas nuvens

Teresina - PI

Polícia Preso com arma

Justiça manda soltar ex-prefeito de Curimatá que foi preso em operação

O prefeito foi preso pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) por posse irregular de arma de fogo com sinais de adulteração.

22/11/2021 às 10h08
Por: Redação Fonte: G1 Piauí
Compartilhe:
Operação contra receptação e adulteração de veículos prende ex-prefeito de Curimatá — Foto: Divulgação/PCPI
Operação contra receptação e adulteração de veículos prende ex-prefeito de Curimatá — Foto: Divulgação/PCPI

A juíza Rita de Cássia da Silva, da Comarca de Avelino Lopes, determinou a soltura do ex-prefeito de Curimatá, José Arlindo da Silva Filho, mais conhecido como “Zezinho do Tomate”, que foi preso pela Polícia Civil do Piauí, no dia 19 de novembro, em investigação que apura roubo de carga e receptação na região de Curimatá, distante 750 km de Teresina.

A decisão da juíza é do dia 20 de novembro. O prefeito foi preso pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) por posse irregular de arma de fogo com sinais de adulteração, com ele foram apreendidas uma espingarda calibre 12 e uma pistola 380, além de munições dos citados calibres.

Na decisão, a juíza afirmou que apesar das provas contra o ex-prefeito, ele atende aos requisitos necessários para responder pelo processo em liberdade, pois não existem provas de que ele possa atrapalhar a investigação, e que ele não representa perigo para a sociedade.

“Não vislumbro, da mesma forma, risco à ordem pública pela gravidade concreta do crime. Isso porque a conduta típica, embora verificada em decorrência do cumprimento de mandado de busca e apreensão, não fornece elementos que angariem quaisquer singularidades gravosas ao suposto crime cometido que traga a risco de reiteração delitiva, dada, sobretudo, a investigação em andamento”, afirmou a juíza.

Rita de Cássia concedeu liberdade provisória a José Arlindo e aplicou três medidas cautelares: ele deve comparecer mensalmente na comarca para que informe mensalmente as suas atividades; está proibido de se ausentar da comarca por um prazo superior a 8 dias, sem autorização do juízo; e deve comparecer a todos os autos do processo, sempre que intimado.

O ex-gestor já foi preso anteriormente, em 2008 e 2009, por suspeita de participação em um esquema de roubo de cargas.

 

A operação

 

O Greco cumpriu no dia 19 de novembro oito mandados de busca e apreensão e prendeu duas pessoas em flagrante na cidade de Curimatá. Entre os presos estava o ex-prefeito da cidade, José Arlindo da Silva Filho, o "Zezinho do Tomate".

Um funcionário da prefeitura, identificado como Aristoclides Ribeiro de Carvalho, vulgo Benga, também foi preso, suspeito dos crimes de receptação, uso de documento falso e adulteração de veículo automotor.

Segundo o coordenador do Greco, o delegado Tales Gomes, os mandados de busca foram cumpridos Curimatá, Parnaguá e Luís Eduardo Magalhães-BA e o objetivo da operação era coibir crimes de porte de arma, adulteração e receptação de veículos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI Atualizado às 18h47 - Fonte: ClimaTempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 25° Máx. 36°

Qua 35°C 24°C
Qui 36°C 24°C
Sex 37°C 24°C
Sáb 37°C 24°C
Dom 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes