24°

Alguma nebulosidade

Teresina - PI

Geral Cheias

Rio Parnaíba está na cota de alerta nos municípios de Floriano e Luzilândia

O CPRM informou que a situação dos rios pode mudar de acordo com o registro de chuvas no estado.

11/01/2022 às 09h32
Por: Redação Fonte: G1 Piauí
Compartilhe:
Rio Parnaíba, cais de Floriano, Sul do Piauí — Foto: Aparecida Santana/TV Clube
Rio Parnaíba, cais de Floriano, Sul do Piauí — Foto: Aparecida Santana/TV Clube

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou nesta terça-feira (11) que o rio Parnaíba na cidade de Floriano e em Luzilândia está na cota de alerta, próximo da cota de inundação. Já a cidade de Teresina está estável na cota de atenção.

O CPRM informou que a situação dos rios pode mudar de acordo com o registro de chuvas no estado. Atualmente a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) segue praticando defluência de 2.000 m³/s devido às vazões afluentes à barragem ainda continuarem altas.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,34 m, ficando então na cota de atenção e abaixo da cota de alerta que é de 5,50 m. Nas próximas horas pode ocorrer uma redução do nível do rio para 5,29 m. Os valores podem mudar de acordo com a ocorrência de chuvas. A cota de inundação na capital é de 6,87 m.

As chuvas registradas neste mês causaram vários problemas em Teresina, principalmente devido ao escoamento da água. Os bairros da Zona Norte estão os mais afetados, e de acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef) atualmente 468 famílias estão desabrigadas, ou seja, cerca de 1.800 pessoas afetadas, devido às chuvas que atingem a cidade.

 

Floriano

 

Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 8,05 m, portanto a cidade está na cota de alerta e abaixo da cota de inundação que é de 8,98m, sendo previsto que o nível chegue nas próximas 8 horas em valores próximo a 8,04 m.

Segundo o CPRM, não há risco imediato de inundação, mas como o nível está próximo da cota de inundação por 94 cm, é necessário o acompanhamento permanente da evolução dos níveis e a manutenção de equipes de prontidão por parte da Defesa Civil para eventuais ações de remediações no curto prazo caso as condições hidrológicas se agravem.

Rio Parnaíba invade avenida no município de Floriano — Foto: Dr. Walter Bucar

A situação mais alarmante na cidade foi registrada no dia 3 de janeiro, quando o nível do rio Parnaíba chegou a 8,63 m e a água chegou a invadir a avenida Esmaragdo de Freitas, bairro São Cristóvão.

Com a cheia do rio, três bairros foram atingidos pela cheia do rio, são eles: Matadouro, Bosque Santa Teresinha e São Cristóvão. Segundo a Defesa Civil do município, 20 famílias foram resgatadas de suas casas e encaminhadas a casas de parentes.

O governador do Piauí, Wellington Dias, visitou na última quarta-feira o município de Floriano e afirmou que vai enviar aos municípios atingidos pelas chuvas, os produtos de primeira necessidade para pessoas desabrigadas, como comida, colchões e abrigos.

 

Luzilândia

 

No município de Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,19 m, ou seja, está na cota de alerta, que é de 5 m. A previsão para as próximas 12 horas é que chegue a 5,20 m. A região tem se aproximado da cota de inundação que é de 5,70 m.

A cota do rio Parnaíba nessa região está aumentando desde que começou a ter mais vazão liberada pela Usina de Boa Esperança, desde o dia 28 de dezembro.

 

Uruçuí

 

Já em Uruçuí, a região possui três rios: o Parnaíba, Uruçuí Preto e o Balsas, que contribuem para o volume de água que atinge a região.

Segundo o CRPM, na região apontam para volumes em Uruçuí com vazões da ordem de 1.780 m³/s, um pequeno aumento de 30 m³/s desde ontem (10), sendo que o valor máximo foi registrado no dia 3 de dezembro, que chegou a valores próximos a 2.120 m³/s.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI Atualizado às 01h26 - Fonte: ClimaTempo
24°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 34°

Qui 32°C 23°C
Sex 30°C 22°C
Sáb 32°C 22°C
Dom 34°C 22°C
Seg 33°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes