24°

Alguma nebulosidade

Teresina - PI

Economia Salário indigno

Brasileiro fica com R$ 74 do salário mínimo após comprar básico

Para economista, corrosão da economia é "o calcanhar de Aquiles" do governo Bolsoanro durante as eleições.

10/05/2022 às 08h11
Por: Redação Fonte: G1
Compartilhe:
Com o mês de março registrando o maior índice de inflação para o período desde 1994, o brasileiro viu seu poder de compra cada vez mais corroído — Foto: Roberto Gardinalli/Futura Press/Estadão Conteúdo
Com o mês de março registrando o maior índice de inflação para o período desde 1994, o brasileiro viu seu poder de compra cada vez mais corroído — Foto: Roberto Gardinalli/Futura Press/Estadão Conteúdo

Com o mês de março registrando o maior índice de inflação para o período desde 1994, o brasileiro viu seu poder de compra cada vez mais corroído.

Segundo o cálculo apontado por Sergio Lamucci, editor executivo do "Valor Econômico" em entrevista ao podcast O Assunto, atualmente sobram apenas R$ 74 do salário mínimo após a compra de uma cesta básica, e pela prévia do IPCA-15, com a inflação disseminada, deve sobrar ainda menos nos próximos meses.

“No IPCA 15 de abril, 78% dos itens subiram. É o mais alto desde fevereiro de 2003. Ou seja, a inflação está disseminada, os serviços estão subindo, os bens industriais estão subindo. É uma inflação que não se restringe ao alimento, e esse é o maior drama de hoje”, explica Lamucci.

Para o editor do "Valor Econômico", a corrosão do poder de compra é “o calcanhar de Aquiles” do governo Bolsonaro nas eleições de 2022 – o primeiro a completar o mandato com o valor do salário mínimo mais baixo do que quando iniciou. Segundo Lamucci, isso indicaria as manobras do presidente “para tirar o foco da economia.”

“Isso ajuda a explicar porque essa tentativa de se descolar da responsabilidade pelo aumento do preço dos combustíveis. Agora, o eleitor costuma identificar a inflação com quem está no poder. Isso é o que assusta o presidente, então ele tenta fazer esse malabarismo de afastar qualquer responsabilidade pelo que ocorre com os preços dos combustíveis.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Marreta Popular
Marreta Popular
Sobre Notícias, artigos e denúncias que refletem os anseios do povo.
Teresina - PI Atualizado às 02h02 - Fonte: ClimaTempo
24°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 33°

Dom 32°C 22°C
Seg 33°C 21°C
Ter 34°C 22°C
Qua 35°C 23°C
Qui 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes