Domingo, 16 de Agosto de 2026
24°C 37°C
Teresina, PI

Primeiro exame de sangue que detecta Alzheimer chega ao Brasil

O teste poderá ser realizado mediante pedido médico, e o resultado deve sair em torno de 20 dias após a coleta sanguínea.

Por: Redação RI
20/09/2023 às 10h52
Primeiro exame de sangue que detecta Alzheimer chega ao Brasil

Nesta semana, um exame norte-americano que promete identificar a doença de Alzheimer em estágio precoce de pacientes chega ao Brasil. O teste intitulado de PrecitivityAD2 identifica, a partir de uma coleta de sangue simples, se uma pessoa está ou não com a enfermidade que afeta milhares de pessoas.

Inicialmente, o exame diagnóstico começa a ser realizado no país em laboratórios particulares. O procedimento deverá custar cerca de R$ 3,6 mil e não está disponível na cobertura de convênios.

O teste baseia-se na identificação da presença ou a ausência de placas amilóides no cérebro. Essas placas são os restos de proteínas agrupadas, que prejudicam o funcionamento cerebral. Além disso, o diagnóstico é semelhante aos resultados obtidos em exames de imagem.

Ainda segundo as informações, o teste poderá ser realizado mediante pedido médico, e o resultado deve sair em torno de 20 dias após a coleta sanguínea.

O teste é realizado no Brasil pela marca Fleury Medicina e Saúde em São Paulo, e deverá estar disponível em outros estados em breve.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.