De saída do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino deverá anunciar nesta semana os índices de criminalidade do primeiro ano do governo Lula. Em caráter reservado, integrantes da pasta afirmaram à coluna que houve redução nos principais índices em comparação ao ano anterior: latrocínio, homicídio e lesão seguida de morte.
Até agora, foram compilados dados referentes aos dez primeiros meses do ano. Nesta semana, serão incluídos os números de novembro.
Também nesta semana, Dino anunciará programas que foram tratados como prioridade ao longo de sua gestão. Um deles é o Celular Seguro, uma ferramenta para facilitar a vida de quem tem o celular roubado. A vítima poderá enviar um aviso simultâneo para os bancos, para a operadora de telefonia e demais aplicativos instalados no aparelho para informar o crime.
O Ministério da Justiça ainda deve anunciar, nos próximos dias, a doação de 500 viaturas para fortalecer o combate à criminalidade nos estados.
Dino foi escolhido ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A posse no cargo está agendada para 22 de fevereiro. Não há previsão de quando será nomeado o próximo ministro da Justiça.
Mín. 19° Máx. 36°