Domingo, 16 de Agosto de 2026
24°C 37°C
Teresina, PI

Piauí terá mais de 10 mil vagas no Sisu

Em relação a 2023, a UFPI perdeu 100 vagas, a UESPI teve um acréscimo de 100 vagas e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba manteve a mesma quantidade.

Por: Redação RI Fonte: G1 Piauí
22/01/2024 às 10h27 Atualizada em 23/01/2024 às 10h18
Piauí terá mais de 10 mil vagas no Sisu
Sisu 2023. — Foto: Reprodução

No Piauí, 10.705 vagas serão ofertadas nas três universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições do processo seletivo para o 2024 começam nesta segunda-feira (22) e vão até quinta-feira (25).

Em relação a 2023, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) perdeu 100 vagas, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) teve um acréscimo de 100 vagas e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba manteve a mesma quantidade. Confira:

  • Universidade Federal do Piauí (UFPI) - 5.264 vagas
  • Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) - 1.036 vagas
  • Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - 4.215 vagas.

Na UFPI, não serão ofertadas novas vagas para o curso de Educação Física em 2024. O motivo foi um equívoco da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG), que destinou, em 2023, um número de vagas superior ao usual. Foram ofertadas 50 vagas no período 2023.1 e outras 50 vagas no período 2023.2, quando, na verdade, o quantitativo de vagas deveria ser de 50 anualmente, e não por semestre. Nenhum outro curso teve alteração no número de vagas, conforme a instituição.

Procurada, a UESPI não informou para quais cursos serão as novas 100 vagas. Professores da instituição entraram em greve no início do mês. A principal reivindicação é sobre o Projeto de Lei 09/2023, do Governo, que modifica as regras da carga horária da categoria.

Hoje, a carga horária de 40 horas semanais tem tempo mínimo de 8 horas na sala de aula, se o tempo restante for coberto com trabalhos relacionados à pesquisa e extensão. Com a aprovação do PL, a carga horária mínima nas salas de aula seria dobrada, para 16h.

Em dezembro, o governador Rafael Fonteles anunciou a realização de um concurso público para a contratação de 85 novos professores e 75 servidores para a UESPI, além da necessidade de uma discussão sobre a substituição gradual de cursos com menos de 30% de vagas preenchidas por programas mais procurados dentro da universidade.

Mudanças no Sisu

Em 2024, pela primeira vez, o Sisu vai ter apenas uma edição, sem outro processo seletivo que usualmente ocorre no meio do ano.

O Sisu é a principal porta de entrada para as universidades federais utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O participante não pode ter zerado a redação e treineiros não serão aceitos.

A partir do Sisu o candidato poderá obter informações sobre os cursos que serão ofertados dentro do sistema unificado, como o número de vagas, as notas mínimas exigidas, o peso de cada resultado obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outras.

O candidato não consegue escolher em qual semestre ele vai entrar na faculdade. Isso depende do cronograma da universidade, por meio da ordem da lista de classificação de candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.

Na inscrição, o candidato deve selecionar até duas opções de vaga, que podem ser alteradas quantas vezes ele quiser, entre 22 e 25 de janeiro. Valerão as que estiverem marcadas no sistema às 25h59 do dia 25. Uma dica é monitorar as notas de corte parciais divulgadas pelo Inep a cada madrugada. Elas dão uma boa noção das chances de classificação em cada curso.

Mudança nas cotas

Todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de ampla concorrência.

Caso não alcancem as notas nesta modalidade e façam parte de algum dos grupos de cotas (os critérios são de raça e de renda), aí, sim, entrarão na disputa pelo benefício.

Com isso, se uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, tirar uma nota mais alta que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na "lista geral" e não tirará a vaga de um cotista com desempenho mais baixo.

Até o Sisu 2023, quem tinha direito às cotas já participava, desde o início, de uma classificação à parte, separada da ampla concorrência.

Confira o cronograma do Sisu:

Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024
Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.