A Polícia Federal (PF) vai realizar um pente-fino nos registros de candidaturas para identificar se eventuais candidatos possuem mandados de prisão em aberto. Na quarta-feira (4), o candidato a vereador Reinaldo Rodrigues dos Santos (PP) foi preso preventivamente em Joca Marques (PI) pelo crime de homicídio qualificado.
Conforme o delegado federal Ronaldo Marcelo Prado, outras prisões podem acontecer durante o período eleitoral.
“Nós fizemos um trabalho de inteligência e continuamos fazendo esse trabalho no sentido de identificar candidatos que tenham mandado de prisão em aberto, candidatos foragidos da justiça. Ressaltando que outras prisões podem acontecer ainda durante o período eleitoral, por parte da Polícia Federal”, afirmou o delegado.
O crime envolvendo Reinaldo Rodrigues dos Santos aconteceu no ano de 2005, na cidade de Nova Mamoré, em Rondônia, mas o mandado de prisão em desfavor dele só foi expedido 14 anos depois, no dia 18 de junho de 2019. O mandado foi expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.
A Polícia Federal do Piauí por meio da Delegacia de Parnaíba realizou o trabalho para encontrar e prender o investigado. O candidato foi conduzido para a Penitenciária Mista de Parnaíba.
O candidato é natural de Luzilândia (PI) e concorria à Câmara Municipal de Joca Marques nas Eleições Municipais de 2024.
Mín. 20° Máx. 39°