A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai ofertar 4.350 vagas, em 17 cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD), com ingresso previsto para 2025. Os cursos serão distribuídos em 46 polos espalhados pelo estado do Piauí.
O lançamento do edital do vestibular do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) acontece nesta quinta-feira (19), no Salão Nobre da Reitoria. De acordo com o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, a educação a distância promove a democratização do acesso ao ensino superior público e de qualidade.
“Os polos atendidos pelo CEAD estão localizados em regiões afastadas dos grandes centros urbanos, como Teresina, Floriano, Picos e outras cidades. Nessas localidades, que não possuem universidades ou faculdades, o ensino a distância se apresenta como uma oportunidade transformadora”, ressaltou.
As vagas contemplam 13 cursos de Licenciatura (Ciências Agrárias/Agroecologia, Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Inglês, Letras-Português, Matemática, Pedagogia e Química); dois cursos de Bacharelado (Administração e Administração Pública); além de dois cursos de Tecnologia (Tecnólogo em Energias Renováveis e Tecnólogo em Gestão de Dados).
O processo seletivo para ingresso nos cursos CEAD/UFPI é realizado pela Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE), sendo também resultado de acordo de cooperação técnica e convênios firmados com a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Secretaria de Educação do Governo do Estado do Piauí, e Prefeituras Municipais.
Mín. 20° Máx. 41°