A Polícia Federal deflagrou a Operação Escudo Eleitoral e fez buscas na manhã desta terça-feira (17) na instituição Vamos Juntos, localizada na Avenida Boa Esperança, Zona Norte de Teresina. O objetivo, segundo a PF, é apurar "a atuação de facções criminosas no processo eleitoral das Eleições municipais de 2024". No local e em outro endereço a polícia apreendeu R$ 100 mil em espécie.
A entidade, conforme divulgado nas redes sociais, foi fundada pela vereadora eleita da capital Tatiana Medeiros (PSB). A assessoria da instituição ainda não comentou a ação. Procurado, o PSB informou que não vai se manifestar.
Em nota, a PF informou que deflagou a Operação Escudo Eleitoral nesta terça (17) e fez buscas em quatro endereços ligados aos investigados para apurar "a atuação de facções criminosas no processo eleitoral das Eleições municipais de 2024".
"As investigações tiveram início logo após a divulgação dos resultados das Eleições, quando surgiram indícios de estreito vínculo entre candidato eleito ao cargo de vereador na capital piauiense e possível liderança de facção criminosa", informou a PF em nota.
Assim, a Polícia Federal atuou em conjunto com o 1º Juízo de Garantias do Núcleo I da Justiça Eleitoral no Piauí.
"A investigação apura indícios de crimes de lavagem de dinheiro vinculados à organização criminosa, com potencial de comprometer a integridade do processo democrático, sendo investigado o financiamento de campanha eleitoral através de recursos provenientes de ORCRIM. Os materiais apreendidos serão analisados e subsidiarão a continuidade das investigações, que seguem sob sigilo judicial", informou ainda a PF.
Mín. 21° Máx. 30°