Segunda, 17 de Agosto de 2026
23°C 36°C
Teresina, PI

Plano Estadual para Pessoas Privadas de Liberdade terá execução de três anos no Piauí

A ideia é garantir o acesso à educação da alfabetização ao ensino superior, como forma de promover a reintegração social e reduzir a reincidência criminal.

Por: Redação RI
06/04/2025 às 10h52
Plano Estadual para Pessoas Privadas de Liberdade terá execução de três anos no Piauí
Foto: Divulgação

A Secretaria de Justiça do Piauí lançou o Plano Estadual para Pessoas Privadas de Liberdade no estado. As ações estão previstas para serem aplicadas no prazo de três anos, entre 2025 e 2028. A ideia é garantir o acesso à educação da alfabetização ao ensino superior, como forma de promover a reintegração social e reduzir a reincidência criminal.

De acordo com a Sejus, o plano já está em execução é será realizado em sete eixos: Gestão; Educação Escolar (Alfabetização e Ensino Superior); Educação Não Escolar (fora das salas de aulas); Exames Nacionais; Qualificação Profissional; Infraestrutura (salas de aula, bibliotecas, espaços de leitura); e Formação de Profissionais.

“Nosso objetivo é garantir acesso digno à educação e promover a transformação de vidas dentro do sistema prisional”, afirma Geuselia Cavalcante, diretora da Unidade de Humanização e Reintegração Social da Sejus.

o plano oferece educação escolar e não escolar, qualificação profissional, além de acesso a programas de ensino a distância e cursos superiores para pessoas custodiadas pelo sistema prisional piauiense.

A principal fonte de recursos é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com apoio de verbas estaduais, federais e parcerias com a iniciativa privada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.