Segunda, 17 de Agosto de 2026
23°C 36°C
Teresina, PI

Polícia Civil deflagra operação contra falsos veterinários em Teresina; uma pessoa presa

A Operação Falso Vet prendeu nas primeiras horas da manhã uma pessoa em flagrante. Ao todo, cinco mandados de prisão estão sendo cumpridos e 14 animais já foram resgatados. A operação segue em andamento. 

Por: Redação RI Fonte: Com informações de SSP-PI
12/05/2025 às 08h39
Polícia Civil deflagra operação contra falsos veterinários em Teresina; uma pessoa presa
Divulgação/SSP-PI

Uma operação da Delegacia de Proteção do Meio Ambiente (DPMA) cumpre mandados contra investigados por praticar procedimentos cirúrgicos ilegais em animais em Teresina. A Operação Falso Vet prendeu nas primeiras horas da manhã uma pessoa em flagrante. Ao todo, cinco mandados de prisão estão sendo cumpridos e 14 animais já foram resgatados. A operação segue em andamento. 

Segundo as investigações, os alvos realizavam castrações clandestinas em suas residências, sem qualquer tipo de registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). De acordo com a delegada Adília Klein, responsável pelo caso, os procedimentos eram realizados de forma precária e cruel, em condições sanitárias inadequadas e sem o uso de anestesia apropriada.

“Essas pessoas estavam se passando por veterinários e realizavam procedimentos, como castrações, utilizando apenas relaxantes musculares. O animal não conseguia se mover, mas ainda sentia dor. As cirurgias eram feitas em locais improvisados, como telhas ou pisos comuns, com instrumentos não esterilizados. Muitos animais tiveram infecções graves e vieram a óbito”, explicou a delegada.

A delegada destacou ainda que a prática configura crime de maus-tratos com agravante de tortura animal, o que motivou a operação. As investigações reuniram provas documentais, testemunhais e audiovisuais que confirmam a atuação ilegal dos envolvidos.

Todos os suspeitos presos nesta fase da operação não possuem formação nem autorização legal para exercer a medicina veterinária.

A Polícia Civil segue com as investigações para identificar possíveis novos envolvidos e reforça o alerta à população para que verifique sempre se o profissional está registrado junto ao CRMV antes de permitir qualquer procedimento em seus animais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.