O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na segunda-feira (19), a situação de emergência em 126 cidades do Piauí que enfrentam a seca, um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem. Veja a lista completa abaixo.
Desde abril de 2025, o Governo do Piauí decretou situação de emergência, válida por seis meses, em 129 cidades do estado. Apenas Canavieira, Palmeira do Piauí e Santo Antônio de Lisboa não estão presentes na lista do governo federal.
Com a publicação da portaria no Diário Oficial da União (DOU), as prefeituras destas cidades estão aptas a solicitar recursos do governo federal para ações de defesa civil, como:
Segundo o MIDR, dos 224 municípios piauienses, 205 estão com situação de emergência vigente por seca ou estiagem.
A Defesa Civil Nacional já destinou quase R$ 400 mil em repasses ao estado, principalmente para locação de caminhões-pipa e compra de combustível.
Atualmente, 21 cidades são atendidas pela Operação Carro-Pipa Federal, com 162 caminhões atendendo 61.573 pessoas.
Chuvas irregulares e rios mais baixos
De acordo com o Governo do Piauí, a situação de emergência é motivada pela “irregularidade das chuvas e redução dos volumes hídricos em barreiros, rios e riachos”.
As secas ocorrem especialmente, de acordo com a gestão estadual, na região Centro-Norte do Piauí, na divisa com o Ceará, e nos municípios das mesorregiões Sudoeste e Sudeste.
“Além das perdas agrícolas enfrentadas pelos pequenos produtores, constata-se a configuração da seca verde, com intensidades variando entre moderada e grave”, diz o governo.
A seca verde é uma situação de seca aparente ou disfarçada, em que a vegetação ainda está visivelmente verde, mas falta água no solo em quantidade suficiente para manter as plantações e atividades agropecuárias.
Para o trimestre de março, abril e maio de 2025, a previsão é de que as chuvas devem ficar irregulares e abaixo da média, nas cidades das mesorregiões Norte e Centro-Norte, com temperaturas acima da média.
Mín. 21° Máx. 36°