Políticos e instituições piauienses utilizaram as redes sociais, nesta quarta-feira (4), para lamentar a morte da arqueóloga Niède Guidon, que faleceu durante a madrugada, aos 92 anos de idade.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, manifestou pesar e decretou luto oficial de três dias no estado. Em nota publicada em seu perfil oficial, o gestor destacou o impacto do trabalho de Niède para a ciência e o reconhecimento internacional do Piauí.
“Recebemos com tristeza a notícia do falecimento da professora, pesquisadora e arqueóloga Niède Guidon. Referência mundial na arqueologia, Niède dedicou sua vida à ciência e à preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara, transformando o Piauí em protagonista global na conservação da natureza e do patrimônio cultural da humanidade. Sua contribuição seguirá inspirando gerações. Que Deus a receba e conforte familiares, amigos e admiradores. Decretamos luto oficial de 3 dias.”
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, também lamentou a perda, ressaltando a importância de Niède para a valorização do patrimônio histórico do estado.
“Recebemos com tristeza a notícia do falecimento da arqueóloga Niède Guidon, aos 92 anos. Referência internacional, Niède foi fundamental para a valorização do patrimônio histórico do Piauí, especialmente no Parque Nacional da Serra da Capivara. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.”
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) também manifestou pesar pelo falecimento da arqueóloga Niède Guidon. Em nota oficial, a instituição ressaltou a relevância da trajetória científica de Niède e a homenagem prestada à pesquisadora no ano passado.
"A UFPI lamenta profundamente o falecimento da arqueóloga Niède Guidon, ocorrido nesta quarta-feira, 4 de junho, aos 92 anos, em São Raimundo Nonato, no interior do Piauí.
Reconhecida como um dos maiores nomes da ciência brasileira, a cientista dedicou mais de cinco décadas à pesquisa, proteção e valorização do Parque Nacional da Serra da Capivara, hoje considerado um dos mais importantes sítios arqueológicos do planeta.
Em 10 de julho de 2024, a renomada arqueóloga e cientista foi agraciada com o título de Doutora Honoris Causa pela UFPI, a maior honraria dos segmentos honoríficos da Universidade.
Neste momento de dor, a UFPI se solidariza com familiares, amigos, colegas, ex-alunos e toda a comunidade científica, reafirmando seu respeito e reconhecimento pela trajetória da professora Niède Guidon."
Mín. 21° Máx. 36°