Saúde Pandemia

10 hospitais do Piauí registram ocupação maior que 90% nos leitos de UTI Covid

A taxa de ocupação dos leitos de UTI também está acima de 90% no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina.

21/02/2021 10h44
Por: Redação Fonte: Cidade Verde
10 hospitais do Piauí registram ocupação maior que 90% nos leitos de UTI Covid

Pelo menos 10 hospitais do estado Piauí que tratam pacientes com a covid-19 estão com taxa de ocupação superior a 90% nos leitos de UTI. O dado faz parte do boletim de leitos, atualizado na noite deste sábado (20) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que mais uma vez aponta para o crescimento da ocupação nos hospitais das redes pública e privada. 

Três hospitais registram 100% de ocupação nos leitos de UTI Covid.

No Hospital do Monte Castelo, em Teresina todos os 20 leitos existentes para o tratamento de pacientes em estágio mais grave da Covid-19 estão ocupados. A situação se repete no Hospital Universitário (HU), que também está com todos os 20 leitos UTI Covid ocupados, e no Hospital Rio Poty, da rede privada, que possui atualmente todos os seus quatro leitos de terapia intensiva sendo utilizados. 

No Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, a taxa de ocupação dos leitos de UTI, de acordo com o boletim, é de 95%, com 19 dos 20 leitos existentes na modalidade sendo utilizados no momento. 

Já no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA, em Parnaíba, a taxa de ocupação atual dos leitos de UTI Covid-19 é de 93,3%. Por lá, 14 das 15 vagas de UTI existentes estão ocupados atualmente. 

A taxa de ocupação dos leitos de UTI também está acima de 90% no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina. No HGV, 23 dos 25 leitos de UTI existentes estão sendo utilizados, o que representa uma taxa de ocupação de 92%.

No hospital São Marcos, em Teresina, a taxa de ocupação é de 90,5%, com 19 dos 21 leitos existentes ocupados por pacientes no estágio mais grave da covid-19. 

Outros três hospitais aparecem com a taxa de ocupação nos leitos de UTI de 90%. 

O Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina, está com 18 dos 20 leitos disponíveis ocupados atualmente. Em Piripiri, o Hospital Regional Chagas Rodrigues, está com 9 dos 10 leitos de UTI ocupados. A situação também se repete no hospital Prontomed, da rede privada em Teresina, que também está com 9 de seus 10 leitos de UTI ocupados. 

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI no estado do Piauí, levando em conta as redes pública e privada, é de 76,8%. Na capital, o índice chega a 80,6%, de acordo com o boletim da Sesapi. 

Na noite deste sábado, o Comitê de Operações Emergenciais divulgou um comunicado reforçando o alerta para o aumento da taxa de ocupação nos leitos destinados aos tratamento de pacientes com a covid-19. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o Piauí já possui 169.465 casos confirmados da covid-19 e 3.242 óbitos pela doença. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.