Saúde Pandemia

Busca Ativa será intensificada nas cidades com maior incidência de mortes por Covid no Piauí

Atualmente, o monitoramento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus acontece em 218 cidades do estado.

13/04/2021 16h20 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação
Programa Busca Ativa acontece em 208 municípios — Foto: Divulgação /Governo do Piauí
Programa Busca Ativa acontece em 208 municípios — Foto: Divulgação /Governo do Piauí

O Programa Busca Ativa, cujo objetivo é identificar pessoas infectadas pelo novo coronavírus, realizar o tratamento precoce dos pacientes e evitar a propagação do vírus, será intensificado nas 50 cidades piauienses que apresentam os maiores índices de transmissibilidade e de mortes por Covid-19.

A decisão foi tomada em uma reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE) Científico ocorrida nesta terça-feira (13). Os municípios ainda não foram selecionados.

O monitoramento do programa é feito pelas equipes do Projeto Saúde da Família, formada por médicos, enfermeiros e técnico de enfermagem.

Os profissionais fazem visitas domiciliares para identificar os pacientes com sintomas, que serão cadastrados no banco de dados da plataforma Monitora Covid-19. Atualmente, o Programa Busca Ativa acontece em 218 cidades do estado.

“Esse trabalho será feito por meio da Estratégia Saúde da Família, com o apoio dos agentes comunitários de saúde, dentro do Busca Ativa, e fortalecendo as barreiras sanitárias. Também vamos fazer uma análise por região para encontrar soluções para diminuir ainda mais o tempo de espera por leitos de UTI”, informou o secretário estadual de saúde, Florentino Neto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.