Saúde Vacina

Teresina vai receber 15 mil doses da Pfizer, afirma Wellington Dias

Devido às condições em que a vacina estará acondicionada, o imunizante será usado somente em Teresina.

01/05/2021 14h57
Por: Redação Fonte: Com informações do GP1
Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

O governador do Piauí, presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática de vacinação no Brasil, Wellington Dias (PT), antecipou na noite desta sexta-feira (30) que Teresina vai receber o total de 15 mil doses da vacina da Pfizer, que deve ser aplicada no público alvo de 55 a 59 anos com comorbidades.

Devido às condições climáticas em que a vacina vai estar acondicionada, o imunizante deve ser usado de forma exclusiva nas capitais dos estados. “São 15.000 doses. Já acertamos de aplicar em Teresina, onde temos segurança na armazenagem”, afirmou o governador.

 

Paciente deve aguardar 15 minutos

 

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, confirmou que os pacientes que receberem a dose deverão ficar na unidade hospitalar durante 15 minutos. Caso ocorra alguma reação alérgica, a pessoa será atendida de imediato.

A FMS está elaborando uma logística diferenciada para a aplicação do imunizante, uma vez que desta vez o sistema de drive-thru não será adotado por conta das condições de temperatura na qual a vacina deve estar acondicionada.

 

Armazenamento no HU-UFPI

 

Por conta das condições climáticas em que a vacina da Pfizer deve ficar armazenada, a FMS deve guardar as doses no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que possui estrutura para tal. O Ministério da Saúde recomendou que a princípio as doses da vacina fossem aplicadas somente nas capitais brasileiras, devido às condições de armazenamento da vacina, que deve ser conservada em caixas de temperaturas entre – 25° C e – 15° C.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.