Saúde Bem-Estar

Cuidados necessários para as mulheres evitarem a trombose

Entre as mulheres, a incidência pode ser um pouco maior por causa de determinados fatores, como anticoncepcionais e a gravidez.

03/05/2021 10h56
Por: Redação Fonte: Estadão Conteúdo

Caracterizada pela formação de um coágulo, a trombose exige alguns cuidados para a prevenção. Isso porque o problema pode causar graves consequências. Entre as mulheres, a incidência pode ser um pouco maior por causa de determinados fatores, como anticoncepcionais e a gravidez.

A trombose pode estar associada a alterações genéticas. Entretanto, tem relação principalmente com fatores como: obesidade, sedentarismo e tabagismo.

Fumar e usar pílula anticoncepcional ao mesmo tempo, por exemplo, são hábitos que aumentam as chances de desenvolver o problema. Aliás, esse efeito colateral é informado até mesmo na bula do medicamento.

 

Orientação

 

Por conta dos riscos, é importante consultar um médico antes começar a tomar o anticoncepcional. O profissional deve conhecer bem o histórico da paciente para indicar a melhor opção cada o caso. É recomendado ainda o acompanhamento periódico.

Além disso, é muito importante manter hábitos saudáveis para evitar a trombose, assim como para prevenir de outras doenças. Para as fumantes, o primeiro passo é abandonar o vício. A tarefa pode não ser tão simples, mas é possível. Se necessário, conte também com a ajuda de um médico.

A prática de atividade física também faz toda a diferença. Caminhar periodicamente contribui com a circulação, entre outros benefícios. Lembre-se também de manter uma alimentação equilibrada e saudável, evitando o excesso de alimentos com muita gordura e doces.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Viver Bem
Sobre Viver Bem
Dicas de como manter a saúde em dia através da adoção de uma rotina simples para sua vida!