Cidades Sul do Piauí

Moradores de assentamento sofrem com falta de água há três meses

A Agespisa informou que o sistema de abastecimento da região é formado por três poços, mas um deles está danificado e que equipes estão trabalhando para resolver o problema até segunda-feira (7).

04/06/2021 10h44
Por: Redação Fonte: G1 Piauí
Assentamento Novo Zabelê, em São Raimundo Nonato — Foto: Prefeitura de São Raimundo Nonato
Assentamento Novo Zabelê, em São Raimundo Nonato — Foto: Prefeitura de São Raimundo Nonato

Moradores do assentamento Novo Zabelê, na zona rural de São Raimundo Nonato, município 517 km ao Sul de Teresina, reclamam da falta de água que afeta a região, segundo eles, há três meses.

Procurada, a Agespisa, responsável por águas e esgotos no Piauí, informou que o povoado é abastecido pelo sistema Serra Branca, que é composto por três poços, mas que um deles está danificado, após o rompimento de cabos e uma bomba.

De acordo com a empresa, o abastecimento de água das partes mais altas da região é difícil com apenas dois poços em funcionamento.

O morador do povoado Igor Ferreira relatou que cerca de mil habitantes estão sofrendo com a falta d'água para a realização de atividades diárias, e até o posto médico da região não é abastecido.

"Eles soltam um pouco de água, dizem que é racionamento, mas como o terreno é irregular, alguns recebem água e outros não. É um problema que vem afetando toda a comunidade, porque não é todo mundo que tem sua cisterna no muro e quem tem suas cisternas, elas já secaram", contou o morador.

A Agespisa confirmou a dificuldade no fornecimento para todos, devido à situação do terreno, que possui pontos mais altos onde a água não tem força para chegar. A assessoria informou que está providenciando a compra de novos equipamentos e que o problema será resolvido até a segunda-feira (7).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.