34°

Poucas nuvens

Teresina - PI

Cidades Caos no sistema

Motoristas e cobradores de ônibus de Teresina vão voltar a paralisar as atividades

Categoria saiu da reunião com os empresários sem assinar a convenção coletiva e agora delibera greve geral do transporte na cidade

13/10/2021 às 10h02
Por: Redação Fonte: Portal O Dia
Compartilhe:
Foto: Assis Fernandes
Foto: Assis Fernandes

Sem acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), motoristas e cobradores de ônibus de Teresina vão voltar a fazer paralisações no transporte coletivo. A informação foi confirmada pela presidência do Sintetro na manhã desta quarta-feira (13). Junto com a agenda de paralisações, a categoria vai se reunir em assembleias para deliberar a deflagração de uma greve geral dos ônibus de Teresina.

As assembleias estão marcadas para ocorrer na quinta-feira (14) pela manhã e pela tarde no Sintetro (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Teresina). Até lá, no dia de hoje, os ônibus ainda seguem circulando normalmente com a frota ampliada de 200 veículos, conforme previsto na ordem de serviço emitida pela Prefeitura no começo da semana.

"Infelizmente o Setut não aceitou assinar nossa convenção e nós não vemos outra saída que não voltar com as paralisações e fazer assembleias para, se for necessário, deflagrarmos greve", explicou o presidente do Sintetro, Ajuri Dias.

Na segunda-feira (11), a categoria se reuniu em frente ao Ministério Público do Trabalho (MPT-PI) em protesto. Os motoristas e cobradores pediram o diálogo entre a classe patronal e de trabalhadores e que não foram procurados pelo Setut a respeito da ampliação da frota, como anunciado pela Prefeitura de Teresina. 

Na decisão, ficou definido que cerca de 200 ônibus iriam circular no início desta semana. Contudo, os trabalhadores destacaram que não foram informados oficialmente, nem que a assinatura da convenção coletiva, para regularização dos salários, foi assinada. A população também destacou não ter percebido o aumento da frota na segunda. 

 

Contraponto

 

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), através do Consórcio SITT, informa que é um importante momento de diálogo entre as partes envolvidas no setor de transporte público. Os empresários se colocaram à disposição em dialogar com os motoristas e cobradores, a fim de solucionar os problemas do setor, como também esclarecer sobre o cenário do sistema e os pontos acordados com a Prefeitura de Teresina.

A entidade reitera que há compreensão das dificuldades enfrentadas no setor de transporte coletivo, as partes envolvidas continuam propositivas e abertas ao diálogo. O objetivo principal é atender as demandas dos passageiros com segurança, eficiência e agilidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI Atualizado às 17h16 - Fonte: ClimaTempo
34°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 36°

Qua 35°C 23°C
Qui 37°C 23°C
Sex 35°C 23°C
Sáb 38°C 23°C
Dom 37°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes