24°

Alguma nebulosidade

Teresina - PI

Esportes Craque

Antony impressiona Neymar e vira pupilo do camisa 10 na seleção brasileira

Um ponta habilidoso e rápido, que não se intimida com a camisa da seleção brasileira. Em campo, parte para cima dos adversários, muda de direção com facilidade e, quando tem espaço, chuta para o gol.

21/04/2022 às 08h20
Por: Redação Fonte: Uol
Compartilhe:
Neymar ajuda Antony durante jogo entre a seleção brasileira e o Chile pelas Eliminatórias | Imagem: Buda Mendes/Getty Images
Neymar ajuda Antony durante jogo entre a seleção brasileira e o Chile pelas Eliminatórias | Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Um ponta habilidoso e rápido, que não se intimida com a camisa da seleção brasileira. Em campo, parte para cima dos adversários, muda de direção com facilidade e, quando tem espaço, chuta para o gol.

No início da década passada, a descrição acima era um retrato preciso de Neymar. Mais de 10 anos depois, o próprio Neymar está convencido de que elas se aplicam a outro jogador: Antony, 22 anos, um de seus mais jovens companheiros a caminho da Copa do Mundo, que começa em novembro, no Catar.

O camisa 10 do PSG e principal jogador do país nos últimos anos comentou com amigos que vê muito de seu próprio estilo no atacante do Ajax. Pessoas próximas a Neymar afirmam que ele já comentou mais de uma vez sobre como o jeito de jogar de Antony se parece ao que ele mesmo mostrava no início da carreira.

A história de Antony na seleção ainda é curta. São apenas nove jogos, dois deles como titular, com dois gols marcados e duas assistências. Tempo suficiente para causar uma ótima impressão no colega e principal jogador brasileiro da última década.

Além das boas atuações na conquista da medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio, em 2021, Antony chamou a atenção de Neymar por um lance específico: o drible que o Ajax batizou de "Antourny" - um giro completo de 360 graus com a bola em contato com o pé. A jogada, que já virou a marca de Antony, foi parar até no Fifa 22.

Aos poucos, a admiração se transformou em apoio também dentro de campo. Ao lado de Neymar, os pontas Antony e Vinícius Júnior - dois favoritos a serem os pontas da seleção brasileira na Copa - passaram a tentar mais jogadas individuais nos jogos. A dupla fez Neymar jogar mais centralizado e perto do gol, em uma posição aprovada tanto por ele quanto pelo técnico Tite.

Em uma das partidas das Eliminatórias, após perder uma bola, Antony ouviu de um companheiro que deveria tocar mais a bola. Neymar interveio imediatamente. "Deixa o moleque ir pra dentro! Deixa ele tentar a jogada individual", disse o camisa 10 do PSG.

Nos dois jogos de Antony como titular, contra Chile e Bolívia, os números mostram que ele seguiu os conselhos de ir "pra dentro" não apenas nos dribles, mas nas finalizações. Diante dos chilenos, o atacante do Ajax foi o segundo em finalizações, com 3 chutes a gol; apenas Neymar (5) tentou mais vezes. Contra a Bolívia, com o camisa 10 suspenso, Antony liderou as finalizações entre os titulares, com 4 - mesmo número de Gabriel Martinelli, que entrou no segundo tempo.

Lesão e futuro - O próximo encontro entre Neymar e Antony na seleção pode acontecer na próxima Data Fifa, entre 30 de maio e 14 de junho. No período, a seleção deve disputar duas ou três partidas. Para isso, o ponta do Ajax ainda precisa se recuperar de uma lesão no tornozelo direito, sofrida no duelo contra os bolivianos pelas Eliminatórias. O clube holandês já afirmou que ele pode ficar fora do restante da temporada europeia, o que colocaria em dúvida uma convocação de Tite para os próximos amistosos.

Enquanto não volta aos gramados, Antony também espera uma definição sobre seu futuro. A boa temporada, com 12 gols e 10 assistências em 33 partidas pelo Ajax, chamou a atenção de gigantes europeus como o Manchester United e o Bayern de Munique.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI Atualizado às 01h41 - Fonte: ClimaTempo
24°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 33°

Dom 32°C 22°C
Seg 33°C 21°C
Ter 34°C 22°C
Qua 35°C 23°C
Qui 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes