25°

Alguma nebulosidade

Teresina - PI

Esportes Enfrenta o Fortaleza

São Paulo faz dos cruzamentos uma arma e busca 1ª vitória fora pelo Brasileiro

Com sete pontos em 12 disputados, o Tricolor quer encostar de vez nos líderes. Para isso, porém, terá de diversificar a maneira com que agride seus adversários.

08/05/2022 às 09h36
Por: Redação Fonte: Uol
Compartilhe:
Jonathan Calleri, durante a partida entre São Paulo e Santos | Imagem: Paulo Pinto/São Paulo FC
Jonathan Calleri, durante a partida entre São Paulo e Santos | Imagem: Paulo Pinto/São Paulo FC

Quando entrar em campo neste domingo (8), contra o Fortaleza, no Ceará, às 19h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro, o São Paulo vai buscar o equilíbrio que ainda não encontrou na temporada para embalar no Brasileirão.

Com sete pontos em 12 disputados, o Tricolor quer encostar de vez nos líderes. Para isso, porém, terá de diversificar a maneira com que agride seus adversários. Até aqui no torneio, o time comandado por Rogério Ceni tem apelado para os cruzamentos para a área na tentativa de marcar.

Dos oito gols marcados pela equipe no Brasileirão, seis saíram após jogadas pelos lados do campo, com cinco tentos anotados de cabeça. Artilheiro do São Paulo na competição com cinco gols, Calleri marcou três dessa forma. E outro após cruzamento e falha da zaga do Athletico Paranaense.

Na média, em quatro rodads, o São Paulo aparece em décimo entre os times que mais cruzam a bola para a área, com 20,75 por partida, enquanto o Coritiba lidera com 30,5 —aqui também estão incluídos os cruzamentos rasteiros, registre-se, segundo dados do Footstats. Na média de cruzamentos certeiros, porém, o time de Rogério Ceni sobe para a segunda colocação, com 6,25 por partida, atrás apenas do Palmeiras (7,0).

É uma evolução na qualidade do passe, como consequência de uma maior fluidez no plano de jogo, ainda mais se comparado com os primeiros compromissos do ano. Em algumas partidas do Paulistão, o Tricolor chegou a passar da marca de 50 cruzamentos em 90 minutos. A quantidade caiu consideravelmente, mas o aproveitamento tem sido grande.

Contra o Athletico, após o erro defensivo que permitiu Calleri, o São Paulo ainda foi às redes outras duas vezes com gols de cabeça de Calleri e Luciano, após cruzamentos de Wellington e Toró. Nesta partida, o time levantou a bola na área em 18 oportunidades.

Na segunda rodada, fora de casa contra o Flamengo, o Tricolor foi derrotado por 3 a 1. Com pouco espaço, cruzou apenas 12 vezes no jogo. Mas em um deles, Calleri aproveitou lançamento de Rafinha e marcou o único gol do clube paulista na partida.

Diante do Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, pela terceira rodada, o time alçou a bola 21 vezes para a área adversária. O gol do 1 a 1 saiu após Wellington encontrar Éder livre. O camisa 23 cabeceou longe do alcance do goleiro e decretou o empate.

Na vitória sobre o Santos por 2 a 1, na última segunda-feira (2), o primeiro gol são-paulino surgiu novamente depois de um cruzamento. Após intensa troca de passes, o time virou a bola de lado e ela encontrou Patrick livre na esquerda. O meia levantou a bola na cabeça de Calleri, que mandou direto para as redes.

 

Longe do Morumbi

 

Só que para sair de Fortaleza com a vitória, o Tricolor terá de apresentar um desempenho melhor do que o apresentado recentemente nos duelos longe do Morumbi. Embora o retrospecto das últimas dez partidas fora de casa apresente quatro vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, é preciso contextualizar.

Os triunfos foram contra Água Santa e Mirassol, pelo Paulistão, e Ayacucho-PER e Jorge Wilstermann-BOL, ambos pela Copa Sul-Americana. Adversários mais frágeis do que o São Paulo encontrará no Brasileiro.

Já os quatro empates foram contra Campinense e Juventude, pela Copa do Brasil, Red Bull Bragantino, pelo Brasileiro, e Everton-CHI, pela Sul-Americana. Mas o que chama a atenção é o desempenho nas duas derrotas fora de casa nesta série. O revés para o Palmeiras, quando foi goleado e perdeu o título Paulista. E na derrota para o Flamengo, na segunda rodada deste Brasileirão, quando foi praticamente inoperante no ataque e virou presa fácil para os habilidosos jogadores da equipe carioca.

Do lado do Fortaleza a situação é ainda menos confortável. Sensação do Brasileiro do ano passado, quando conseguiu a inédita classificação para a Libertadores, o time cearense ainda não se encontrou nesta edição do torneio. Com um jogo a menos que o rival, ainda não sabe o que é ganhar neste Brasileiro. Pior, são três derrotas em três jogos, deixando a equipe treinada pelo argentino Juan Pablo Vojvoda na última colocação do torneio até aqui.

Priorizando a Libertadores, onde também está em dificuldades, Vojvoda espera pelo menos repetir o retrospecto recente contra o São Paulo, time que eliminou da Libertadores em 2019, na fase prévia da competição, quando comandava do Talleres, da Argentina. No ano passado, quando já estava à frente do Fortaleza, Vojvoda voltou a ser o algoz do Tricolor, ao conduzir o Leão às quartas de final da Copa do Brasil depois de eliminar o São Paulo no mata-mata do torneio nacional.

 

FICHA TÉCNICA:

FORTALEZA x SÃO PAULO

Competição: Campeonato Brasileiro - 5ª rodada

Data e hora: 8 de maio de 2022 (domingo), às 19h (horário de Brasília)

Local: Arena Castelão, em Fortaleza

Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)

Auxiliares: Kléber Lucio Gil (SC) e Éder Alexandre (SC)

VAR: Carlos Henrique Cardoso de Souza (RJ)

 

FORTALEZA: Max Walef; Brayan Ceballos, Benevenuto e Titi; Felipe, Matheus Jussa, Lucas Lima, Lucas Crispim e Yago Pikachu; Moisés e Romero (Renato Kayzer). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

SÃO PAULO: Jandrei, Rafinha, Arboleda, Diego Costa e Welington; Andrés Colorado, Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Alisson; Eder e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI Atualizado às 00h20 - Fonte: ClimaTempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 33°

Dom 32°C 22°C
Seg 33°C 21°C
Ter 34°C 22°C
Qua 35°C 23°C
Qui 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes