A entrega do rebaixamento da Avenida João XXIII, localizada na Ladeira do Uruguai, Zona Leste de Teresina, acontece nesta terça-feira (3).
Com a conclusão do rebaixamento da Avenida João XXIII, os motoristas que trafegam nos sentidos Teresina-Altos ou Altos-Teresina deverão utilizar o trecho rebaixado.
Os motoristas que precisam sair da Região do Grande Dirceu, na Zona Sudeste e acessar a Zona Leste pela Avenida Zequinha Freire ou seguir no sentido centro pela Avenida João XXIII deverão utilizar a nova rotatória. O mesmo vale para quem está na Zona Leste e deseja seguir em direção ao Dirceu ou ao Centro.
A via vai melhorar a trafegabilidade, já que separa o tráfego da BR-343, por onde circula cerca de 30 mil veículos dia, do fluxo entre as zonas leste e sudeste de Teresina, por onde anda cerca de 22 mil veículos por dia.
A obra do rebaixamento da Av. João XXIII é integrada ao Contorno Rodoviário de Teresina, o que inclui os viadutos do Mercado do Peixe e do Dirceu, a duplicação de um trecho da BR-343 entre a Ladeira do Uruguai e a ponte sobre o rio Poti, no Conjunto Tancredo Neves.
Entrega
Inicialmente prevista para ser concluída e inaugurada no dia 27 de agosto, a obra teve sua data de entrega alterada a pedido da bancada federal do Piauí.
De acordo com Ribamar Bastos, superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o adiamento ocorreu devido a um pedido dos deputados federais do Piauí, que alegaram a necessidade de um esforço concentrado para votações na Câmara dos Deputados, inviabilizando sua presença na data inicialmente agendada.
“Para essa data, os deputados federais alegaram que haverá um esforço concentrado para votação na Câmara e pediram o adiantamento”, disse.
O pedido de adiamento foi diretamente encaminhado pelos membros da bancada ao ministro dos Transportes, Renan Filho, que aceitou a solicitação. Com isso, a inauguração foi reagendada para o início de setembro e deverá contar com a presença de Renan Filho, do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e de Fabricio Galvão, diretor-geral do DNIT.
Rebaixamento da Av. João XXIII, na Ladeira do Uruguai
A ordem de serviço para a obra de rebaixamento da Avenida João XXIII, parte do Contorno Rodoviário de Teresina, foi assinada em maio de 2022 pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. O projeto foi orçado em R$ 42 milhões e o início da obra contou com R$ 19,6 milhões do orçamento federal para 2022.
As interdições para a obra na Zona Leste da capital iniciaram em novembro de 2021, próximo ao trecho do cruzamento com a Avenida Zequinha Freire, região conhecida como Ladeira do Uruguai. O rebaixamento da via substitui o balão da Ladeira do Uruguai e visa solucionar um dos principais pontos de engarrafamento da cidade.
Especificações
De acordo com especificações técnicas, a obra contém uma trincheira - trecho de avenida ou rua com escavação e tem paredes de concreto de ambos os lados que servem de contenção - com extensão de 420 metros, contendo duas pistas, sendo cada uma com 7,20 metros de largura, separadas por canteiro central e faixas de segurança com 0,50 m e acostamentos com 1,50 m. Na rótula, foram construídos dois viadutos com 20,60 m de extensão e 11,42 m de largura.
Mín. 20° Máx. 39°