O prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), destacou que sua primeira iniciativa, antes mesmo de tomar posse, será solicitar um encontro com o atual prefeito, Dr. Pessoa, e com o governador Rafael Fonteles.
"Vou, sim, pedir um encontro com o prefeito Dr. Pessoa e, assim que ele tiver disponibilidade, iremos nos encontrar. Da mesma forma, vou solicitar também uma reunião com o governador Rafael Fonteles. Ele é um gestor que possui muita sabedoria e inteligência, e o primeiro contato precisa ser com ele. O Piauí tem um governo que está pronto e funcionando, e nós vamos iniciar uma nova gestão em breve. Portanto, é fundamental entender que esse é o melhor caminho para atender a população", afirmou.
Sílvio Mendes ressaltou que ainda não definiu os nomes que farão parte da equipe de transição.
"Temos um estilo próprio, e não digo que somos melhores, mas temos nossa forma de ver as coisas. Fizemos uma campanha muito bonita e, por isso, agora é o momento de trabalhar, de dar os primeiros passos dessa longa caminhada que está por vir", disse.
O prefeito eleito também comentou sobre a nova composição da Câmara de Vereadores de Teresina e afirmou que não pretende interferir no funcionamento da Casa.
"Acho que a renovação foi significativa e, como sempre, a nossa relação será de respeito, onde cada um cumpra com seus deveres. Os vereadores receberam uma delegação da população de Teresina, então eles não são nem de base, nem de governo — são vereadores de Teresina. Naturalmente, vou procurá-los, pois isso é uma obrigação, mas nunca interferi no funcionamento da Câmara, e tenho certeza de que eles vão cumprir seu papel em benefício da cidade", ressaltou.
Sobre a situação da saúde em Teresina, Sílvio Mendes ressaltou sua vasta experiência na área e afirmou que vai se aprofundar no cenário atual para definir as medidas necessárias.
"Vamos cumprir o que dissemos durante toda a campanha. O que a população mais reclama são as dificuldades na área da saúde, seja para conseguir medicamentos ou internações. São sofrimentos, e essa é a área em que tenho mais experiência. Cuidar da saúde dos teresinenses foi meu foco por 12 anos. Portanto, é preciso sentar, entender a realidade atual para planejar as intervenções adequadas", destacou.
O prefeito eleito também afirmou que irá analisar as finanças da capital para garantir uma gestão eficiente.
"Em princípio, quero entender a situação financeira: o equilíbrio, as dívidas, as receitas, enfim. Como se faz uma organização de gestão para prestar os serviços que a população tanto cobra, seja na saúde, na educação ou na recuperação do Centro. A população é exigente, e a boa política é o caminho para resolver esses problemas. Vou dedicar minha vida, minha energia e minha experiência a Teresina a partir de hoje", acrescentou.
Mín. 23° Máx. 38°