O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), anunciou a exoneração de 297 servidores comissionados, em uma decisão que afeta diversas pastas da administração municipal. A medida, publicada no Diário Oficial de Teresina na edição dessa quarta-feira (23), faz parte de uma reestruturação interna com o objetivo de otimizar os recursos públicos e fazer o corte de gastos com pessoal.
Entre os órgãos mais impactados está a Fundação Municipal de Saúde (FMS), que lidera o número de exonerações, com 169 servidores comissionados dispensados. Em seguida, a Secretaria Municipal de Finanças (SEMF) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) registraram, cada uma, a exoneração de 28 servidores.
Ainda na leva de exonerações algumas estão ainda algumas Superintendências das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD). A SAAD Rural lidera o número de exonerações, com 11 servidores, em seguida vem a SAAD Norte, com oito servidores dispensados e a SAAD Sul com apenas um exonerado.
Confira a lista completa de exonerações por órgão:
SAAD Rural: 11 servidores
Procuradoria Geral do Município (PGM): 1 servidor
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC): 17 servidores
Secretaria Municipal de Economia Solidária (SEMEST): 2 servidores
Secretaria Municipal de Políticas Públicas (SEMP): 1 servidor
Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV): 8 servidores
Secretaria Municipal de Finanças (SEMF): 28 servidores
Fundação Municipal de Saúde (FMS): 169 servidores
Fundação Wall Ferraz (FWF): 8 servidores
SAAD Norte: 10 servidores
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA): 28 servidores
SAAD Sul: 1 servidor
Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI): 2 servidores
Coordenadoria de Assistência Militar, Gabinete do Prefeito: 11 servidores
Essa é a maior leva de exonerações anunciadas desde que a Prefeitura de Teresina publicou um decreto no dia 11 de outubro, poucos dias após as eleições municipais, anunciado uma redução de até 30% em cargos comissionados e temporários das diferentes pastas que compõem a administração teresinense.
Entre outras medidas, estão ainda a suspensão de aquisições de veículos, diárias, novas nomeações, locação de imóveis e até mesmo a realização de eventos com serviços de buffet ou locação de espaços. Ainda não há informações de como será o processo de reestruturação e se novas contratações serão realizadas para suprir as demandas dos setores afetados.
Mín. 22° Máx. 34°