O deputado federal Júlio Arcoverde (PP), fez duras críticas ao projeto de emenda constitucional que prevê o fim da escala de trabalho 6x1 no país. O parlamentar chamou o texto de “estupidez” e afirmou que a PEC poderia prejudicar a economia brasileira caso fosse aprovada. Na última sexta (15) manifestações ocorreram em várias capitais brasileiras em defesa do texto. Do Piauí apenas quatro, dos dez deputados federais, assinaram a petição inicial para protocolo do projeto.
O tema ganhou repercussão nesta semana em razão da proposta de emenda à Constituição Federal (PEC), de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSol-SP), que propõe jornada de trabalho de, no máximo, 36 horas semanais e quatro dias de trabalho por semana no Brasil.
A proposta de emenda constitucional foi elaborada na causa defendida pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que a jornada de trabalho no Brasil, 6x1 é uma das principais causas de exaustão física e mental dos trabalhadores, além de impedir o convívio dos trabalhadores com a família e amigos e a prática de atividades físicas, de lazer ou estudo.
“Olha, é uma estupidez, uma palavra mais certa é essa, nós estamos num momento de gerar emprego, renda da classe produtiva, o país está precisando de gerar emprego para essas novas gerações que estão saindo das universidades, eu acredito que essa PEC é um retrocesso em lugar nenhum funcionou e o que a gente está precisando é tirar um pouco mais essa carga tributária que é tão grande em cima das empresas, para que essas empresas com essa diminuição da carga tributária possam criar mais lucros, possam criar condições para a gente contratar novos empregos. eu sou totalmente contra. O partido progressista, é totalmente contra”, afirmou o parlamentar
Mín. 23° Máx. 38°