Domingo, 16 de Agosto de 2026
24°C 37°C
Teresina, PI

MDB não tem interesse em renovar federação cruzada com PSD, diz João Mádison

João Mádison disse que o enlace político provocou a redução do fundo partidário

Por: Redação RI Fonte: Clube News
15/01/2025 às 08h51
MDB não tem interesse em renovar federação cruzada com PSD, diz João Mádison
O deputado estadual, João Mádison (MDB) | @ Lucas Dias

A federação cruzada entre PSD e MDB, constituída para as eleições de 2022, pode não ser repetida no pleito de 2026. Na terça-feira (14), o deputado estadual João Mádison (MDB), avaliou que o entendimento político entre os dois partidos prejudicou a legenda emedebista.

Conforme a aliança formada, o PSD lançaria uma chapa de candidatos a deputado federal e o MDB seria o responsável por abrigar os candidatos a deputado estadual. Enquanto o PSD conseguiu eleger três parlamentares, o MDB se tornou a segunda maior bancada da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), com nove representantes.

Apesar do feito em âmbito estadual, João Mádison disse que o enlace político provocou a redução do fundo partidário, recurso calculado com base na representação de cada partido na Câmara dos Deputados. O parlamentar também não demonstrou interesse em renovar o acordo.

“Nós tivemos na eleição passada um voto cruzado com o PSD. Os deputados estaduais do PSD vieram para o MDB e nós fizemos os nossos deputados federais irem o PSD. Eu acho isso ruim para o partido. Porque nós perdemos os deputados federais, perdemos o nosso fundo partidário”, destacou.

A manutenção do acordo, entretanto, deverá passar pelo crivo do governador Rafael Fonteles (PT-PI). O deputado estadual Georgiano Neto (MDB) – filho do deputado federal e presidente do PSD no Piauí, Júlio César Lima – também deverá apresentar sua avaliação quanto à federação cruzada.

O deputado João Mádison garantiu que o MDB tem condições de lançar duas chapas proporcionais de forma independente e fez projeções para o partido em 2026.

“O MDB vai eleger no mínimo oito (deputados estaduais). Isso está tranquilo para o partido. Além disso, dois deputados federais, que hoje nós não temos. Precisamos ouvir o governador, ouvir o Georgiano. Nós temos observado que eles têm colocado que não vão fazer e nós também não temos interesse. Se os dois não querem, não há porquê fazer”, pontuou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.