Lojistas estão cobrando medidas para ordenar o tráfego na região do Centro de Teresina. Entre os problemas relatados pelos comerciantes estão a obstrução de passeios e a falta de sinalização. Na semana passada, uma reunião foi realizada entre representantes do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e da Prefeitura de Teresina para discutir o assunto.
De acordo com o presidente do Sindilojas/PI, Tertulino Passos, pedestres e veículos se misturam nas ruas que passaram pelo processo de revitalização na região.
“Um ponto que tocamos nessa reunião foi sobre a sinalização de trânsito, principalmente no Centro da cidade, em relação àquelas ruas que já foram revitalizadas, onde a calçada praticamente é do mesmo nível da rua e a gente não sabe o que é calçada e o que é trânsito de veículos”, disse o presidente.
Outro ponto destacado pelo sindicato foi o aumento da frota do transporte coletivo para melhorar o movimento do comércio.
“Um dos pontos que a gente está conversando com a prefeitura é a volta do transporte coletivo, porque a gente acha que, com a volta do transporte coletivo, nós vamos ter muito mais pessoas circulando no Centro e, consequentemente, maior possibilidade de movimentação dentro das lojas”, ressaltou Tertulino.
O diretor de Trânsito da Strans, Ricardo Freitas, afirmou que as ações devem começar pela revisão da sinalização, seguida pelo cumprimento das leis já existentes sobre o ordenamento do tráfego, além de ajustes para melhorar a fluidez no comércio.
Sobre o transporte coletivo, Ricardo Freitas destacou que já está havendo um aumento no número de passageiros e a expectativa é que, em breve, uma grande parte da frota de ônibus esteja circulando no Centro e contribuindo para a revitalização.
“A gente está fazendo um trabalho, através da Diretoria de Transportes, no sentido de recuperar e já está havendo uma recuperação da quantidade de passageiros e o aumento da frota de ônibus. Gradativamente, esperamos que, em breve, uma grande parte da frota esteja circulando no Centro e contribuindo para a revitalização”, finalizou o diretor.
Mín. 22° Máx. 28°