A Câmara Municipal de Teresina aprovou, na última terça-feira (11), um projeto de lei que proíbe a emissão de ruídos excessivos em escapamentos de veículos automotores na capital. Agora, a matéria segue para sanção ou veto do prefeito Silvio Mendes.
O projeto, de autoria do vereador Dudu (PT), proíbe a remoção de silenciadores e catalisadores, além da instalação de equipamentos esportivos conhecidos como "cadron", comumente utilizados para intensificar o barulho em motocicletas.
De acordo com o texto, agentes de trânsito poderão utilizar um aparelho chamado decibelímetro, que mede os níveis de ruído em decibéis, para legitimar a aplicação das penalidades.
"Com muita satisfação, a Câmara aprovou, em segunda votação, o projeto que prevê a punição do uso abusivo de sons modificados em escapamentos de carros e motos. Mas não apenas o cadron, pois a matéria vai além. Muitas vezes, para burlar o sistema, as pessoas retiravam o miolo do cano de descarga, furavam e passavam ilesas. Agora, a Strans e o BPtran poderão multar qualquer um que faça modificações nos escapamentos que causem esses ruídos", destacou o vereador Dudu.
O parlamentar também reforçou a expectativa pela sanção do prefeito Silvio Mendes.
"Esperamos que o prefeito Silvio Mendes sancione a lei o quanto antes e que ela seja realmente efetivada, para que possamos reduzir a poluição sonora causada por esses equipamentos", concluiu Dudu.
Mín. 22° Máx. 24°